quarta-feira, 30 de abril de 2014

Botas de sacolas plásticas

O friozinho já começou e o inverno está chegando, por isso o Recicle Ideias traz a dica perfeita para quem quer ter estilo e consciência ambiental ao mesmo tempo. A designer chilena Camila Labra criou botas de cano baixo feitas de sacolas plásticas.

As botas, além de sustentáveis, são flexíveis, leves, não tóxicas e ainda impermeáveis - propriedades das sacolinhas que garantem conforto e mantém os pés secos nos dias de chuva. Com o nome de Dacca, os sapatos são fabricados por meio da fusão das sacolas plásticas com o calor.

O mais interessante é que as estampas, cores e propagandas das próprias sacolinhas produzem um efeito incrível nas botas. Para que os calçados sejam ainda mais confortáveis, a parte interna destes é revestida com tecido acolchoado. Camila Labra utiliza em média oito sacolinhas para cada par de botas.









Fonte: Dacca

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Terra


Hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Terra. A data passou a ser comemorada a partir de 1970, quando o ambientalista e senador norte-americano Gaylord Nelson iniciou uma manifestação sobre questões ambientais e reuniu mais de 12 mil escolas e comunidades para brigar pela causa.

As ações foram bem sucedidas e o governo dos EUA criou a Agência de Proteção Ambiental. A comemoração também foi firmada pela ONU em 2009, como uma maneira de lembrar a todos da responsabilidade coletiva em equilibrar economia, sociedade e meio-ambiente.

Dessa forma, nós do Recicle Ideias não poderíamos deixar de homenagear a Terra e de lembrar o quanto o plástico contribui para nosso bem estar no planeta. Trata-se de um material maleável, reciclável e de extrema praticidade, que faz parte das nossas vidas o dia todo.

Uma das principais funções dos plásticos é de proteger. Estas proteções auxiliam na produção, estocagem e distribuição de milhares de toneladas de alimentos e evitam desperdícios e perdas por transporte ou por alterações do clima. As embalagens de plástico também garantem que hortifrútis, carnes, laticínios e bebidas cheguem à mesa em perfeitas condições para seu consumo.

Os plásticos também estão presentes na distribuição da água que bebemos. O uso de tubulações de plásticos garante a potabilidade da água nos protegendo contra doenças como cólera, diarréia, esquistossomose. É por isso que convidamos a todos para fazer uso consciente e responsável deste produto. Não jogue embalagens nas ruas, separe o lixo, recicle e reutilize, assim mantemos nosso planeta saudável e com todo bem estar o plástico proporciona.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde


Hoje, 07 de abril, é o dia mundial da saúde, por isso o Recicle Ideias não poderia deixar de lembrar a todos da importância do plástico para este setor. Já imaginou como seria a medicina sem a presença dele? Estima-se que 45% dos materiais utilizados na área da saúde têm esse produto como base.

Além de seringas e luvas, o plástico também é usado no corpo humano devido à compatibilidade deste com os tecidos do corpo. Trata-se de um material com estabilidade química, física e bioquímica, o que o torna extremamente útil. Ele está presente em válvulas cardíacas, substituição de articulações desgastadas ou lesionadas, e principalmente, na hemodiálise, processo de limpeza do sangue em pacientes com perda da função renal.

Com propriedades que evitam o desenvolvimento de fungos, e bactérias, e, ao mesmo tempo, firme, de fácil limpeza e descarte, o plástico forma, sem dúvida, um par perfeito com a saúde.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sobre o artigo “Proibido o uso de sacolas plásticas”


Esse artigo publicado pelo Diário do Pará no último dia 29 de março descreve alguns problemas do serviço gestão de água e esgoto no Brasil - sistemas que precisam de investimentos e melhorias. Entretanto, quando cita que a proibição de materiais não degradáveis é a “única maneira para acabar com alagamentos”, o texto se enfraquece a um nível até infantilizado.

As questões ambientais no país são complexas e envolvem o Poder Público, o Poder Privado e a sociedade como um todo. São práticas e fatos a serem considerados em diversos níveis, portanto é preciso sair do senso comum para discutir sustentabilidade.

Muitas vezes a mídia mostra um único lado de um problema multifacetado, e provoca opiniões simplórias e sem fins práticos ou discussões. Essas informações sem embasamento se reproduzem e geram um mal entendido que acabam por desenformar a população.

A ideia de que proibir a utilização de sacolas plásticas e outros plásticos é a solução, seria somente encobrir o problema e ignorar que é responsabilidade do governo promover coleta seletiva e destino adequado para os resíduos; do cidadão entender sobre os produtos que consome, separar o lixo reciclável e não jogar lixo na rua; e das empresas fabricar produtos reutilizáveis e recicláveis, como o próprio plástico.