segunda-feira, 24 de março de 2014

Você lembra o que é o Programa de Qualidade e Consumo Responsável?!


É um programa desenvolvido pelo Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), pela Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (ABIEF) e pelo Instituto Nacional do Plástico (INP). O objetivo é promover boas práticas de uso e descarte correto das famosas sacolinhas plásticas. O programa baseia-se na responsabilidade compartilhada, ou seja, pretende promover uma colaboração mútua envolvendo toda a cadeia produtiva da sacola plástica.

Liderada pela indústria, esta aliança deve incluir desde os fornecedores de matérias-primas e de sacolas plásticas, passando pelos supermercados, até a população e o poder público. Quando esses atores fazem a sua parte, a população tem como resultado sacolas plásticas de qualidade que podem e devem ser utilizadas e reutilizadas, além da reciclagem.

Ao fim de sua vida útil, as sacolinhas devem ser descartadas corretamente pelo consumidor – ou para reciclagem ou para embalar o lixo caseiro. É nessa hora que o poder público participa do processo, por meio da disponibilização de serviço de coleta seletiva de lixo.

Hoje, menos de 500 municípios oferecem essa possibilidade ao cidadão, mas a Política Nacional de Resíduos Sólidos obrigará todas as cidades brasileiras a criarem seus programas de coleta seletiva, já a partir de 2014.

Fonte: Insight Case Studies – Revista Brasileira de Management (FGV)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Quais são os produtos mais sustentáveis?


Geralmente quando buscamos a melhor alternativa de consumo sustentável, esquecemos de observar o ciclo do produto como um todo. Nem sempre o que tem fama de favorável ao meio ambiente é a solução, como explica a estrategista ambiental Leyla Acaroglu em palestra nos Estados Unidos.

Ela afirma que o planejamento dos produtos - desde o design, passando pela funcionalidade até o descarte – muitas vezes deve ser considerado mais do que o material deste. A estrategista diz ainda que as decisões, atitudes e senso crítico dos consumidores também são pontos de extrema importância dentro do sistema tão complexo de fabricação e consumo no qual vivemos hoje.

Leyla discursa sobre alguns produtos e faz comparativos interessantes sobre como são fabricados, os modos de utilização e possibilidades de reuso.

A palestrante aponta argumentos fortes a favor das sacolas plásticas frente a outros produtos quando reutilizada e descartada de forma correta.

terça-feira, 18 de março de 2014

Cuidados nos dias de chuva


Em época de chuvas, os cuidados com o lixo precisam ser redobrados. O Recicle vai te dar algumas dicas de como contribuir com a limpeza da cidade e evitar enchentes.

- Nunca jogue lixo nas ruas, ou em terrenos baldios. 

- Leve sempre consigo uma sacolinha plástica para guardar os resíduos que acumular durante o dia e separe-os para reciclagem ou descarte-os na lata de lixo.

- Guarde sempre algumas sacolinha na bolsa ou na mochila para colocar o guarda-chuva molhado ou qualquer outro objeto que tenha tomado chuva.  

- É importante deixar os resíduos bem protegidos dentro de sacolas ou sacos plásticos antes de colocá-los na calçada para a coleta, pois gatos e cachorros de rua podem tentar mexer no lixo e espalhá-lo por toda a rua. Além disso, informe-se sobre o horário de coleta, assim o lixo não fica parado por muito tempo. 

- Sacolinhas sempre podem ser reaproveitadas como pequenas “capas” de chuva, utilize-as para proteger os sapatos ou a cabeça.

E o mais importante: não jogue sacolas plásticas nas ruas, elas são impermeáveis e por isso muito úteis em dias molhados! 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Moradores de Icaraí (CE) se reúnem para recolher lixo da praia

Fonte: http://goo.gl/Hb5CvS
Como o blog Sacolinhas Plásticas denunciou recentemente, o Carnaval passou e deixou muito lixo espalhado por ai. Por isso, os moradores da praia de Icaraí, em Caucaia, Fortaleza, estão fazendo um mutirão para recolher os resíduos na areia. Como um ótimo exemplo de trabalho em equipe e consciência ambiental, crianças, surfistas, comerciantes e frequentadores da praia se reuniram com sacolinhas em mãos para limpar a paisagem.

A maior parte do lixo é composta por garrafas e embalagens de plástico. Isso ocorre porque o plástico é um produto leve, maleável e de extrema utilidade para população, por isso tão amplamente utilizado, e infelizmente, despejado em lugares públicos. Entretanto, trata-se de um material 100% reciclável, basta ser coletado de maneira adequada. Todas as sacolinhas e garrafas PET que fazem parte do lixo de Icaraí chegaram até lá por meio de uma ação humana. Ou seja, foi alguém que, ao invés de destinar para coleta seletiva ou reutilizar o plástico, simplesmente o descartou em lugares inapropriados.

A sacolinha plástica, agora usada para guardar os resíduos removidos da praia, deveria também ter sido usada por quem jogou o lixo na área. Sacolinhas são mais um instrumento de limpeza e não devem nunca fazer parte da sujeira, lembre-se disso!

Fonte: O Povo - Jornal de Hoje

terça-feira, 11 de março de 2014

Sacola de supermecado e saco de lixo - há diferença?



O site Setor Reciclagem explicou aos leitores a diferença entre sacos de lixo e sacolinhas plásticas. E o Recicle Ideias assina embaixo. Confira:

Quase a totalidade da população usa sacolinhas de supermercado para descartar seus resíduos. A opção direta é usar sacos de lixo para fazer o mesmo. Mas não há uma diferença significativa entre eles.

Normalmente, sacos e sacolas são feitas de Polietileno de baixa densidade - PEBD ou Polietileno de alta densidade - PEAD, enquanto os sacos de lixo são feitos de PEBD, mas ambos são Polietileno, o polímero mais simples, quimicamente falando. É o tipo de plástico mais comum e barato.

Apesar de ambos serem de Polietileno, as sacolas de supermercado tem uma vantagem: seu ciclo de vida é mais longo. A missão do saco de lixo é: você compra, coloca o lixo e o descarta.

Já a sacola tem seu primeiro uso como embalagem. E poderia ser usada dessa forma mais algumas vezes. Só então se transforma em saco de lixo, encerrando seu ciclo de vida. Se for usada para embalar recicláveis, então ainda poderá ser reciclada, retornando ao ciclo produtivo como um novo produto de plástico reciclado.

A questão das sacolas não é então um problema de química, mas de educação.
- Reduza o uso de embalagens;
- Reutilize-as sempre que possível;
- Recicle, separando corretamente seus resíduos para a coleta seletiva.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Sacolas Plásticas: o tesouro do futuro


Sacolinhas plásticas são feitas de polietileno de alta densidade, o PEAD. Trata-se de um material 100% reciclável que pode ser transformado em baldes, vassouras, sacos de lixo tampas, tambores para tinta, entre outros. Mas o interessante é que as sacolinhas podem ser transformadas em um produto ainda mais valioso que o original: fibras de carbono.

Estas fibras estão presentes em carros de corrida, equipamentos esportivos, aviões e sondas especiais. Imagina se todas as sacolinhas que usamos se transformassem em fibras de carbono?! A tecnologia foi desenvolvida nos EUA em 2012 por Amit Naskar, no laboratório de Laboratório Oak Ridge. O processo também permite um ajuste da substância ao produto final especifico. Agora, além da utilidade de guardar sacolinhas em casa, podemos estar guardando também uma futura mina de ouro, ou melhor, de fibras de carbono.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Carnaval deixa sujeira nas ruas


O Carnaval passou, mas deixou como lembrança uma enorme sujeira espalhada pelas cidades. Pelo visto, muitos se esqueceram do simples ato de guardar uma sacolinha na mochila antes de sair de casa para recolher seus resíduos e não jogar nas ruas. Atitude decisiva mais do que nunca em momentos de festas, com grandes aglomerações de pessoas e números reduzidos de lixeiras.

A situação se agravou bastante no Rio de Janeiro, pois os garis entraram em greve e a coleta de lixo está irregular desde sábado (01/03). Os detritos ocupam calçadas inteiras e invadem ruas.

Independentemente do encaminhamento dessa questão, o lixo está nas ruas. Uma grande parte está isolada dentro de sacolas plásticas, o que diminui o risco de contaminação. Mas mesmo assim, era necessário muito mais, era preciso que o lixo nunca tivesse se acumulado a níveis tão absurdos. E mais: quanto desse lixo jogado não poderia ser reciclado?

Dá próxima vez não saia de casa sem uma sacolinha em mãos e os 3R’s (Reduzir o desperdício, Reutilizar e Reciclar) em mente, você pode estar evitando um problema imenso.