terça-feira, 11 de março de 2014

Sacola de supermecado e saco de lixo - há diferença?



O site Setor Reciclagem explicou aos leitores a diferença entre sacos de lixo e sacolinhas plásticas. E o Recicle Ideias assina embaixo. Confira:

Quase a totalidade da população usa sacolinhas de supermercado para descartar seus resíduos. A opção direta é usar sacos de lixo para fazer o mesmo. Mas não há uma diferença significativa entre eles.

Normalmente, sacos e sacolas são feitas de Polietileno de baixa densidade - PEBD ou Polietileno de alta densidade - PEAD, enquanto os sacos de lixo são feitos de PEBD, mas ambos são Polietileno, o polímero mais simples, quimicamente falando. É o tipo de plástico mais comum e barato.

Apesar de ambos serem de Polietileno, as sacolas de supermercado tem uma vantagem: seu ciclo de vida é mais longo. A missão do saco de lixo é: você compra, coloca o lixo e o descarta.

Já a sacola tem seu primeiro uso como embalagem. E poderia ser usada dessa forma mais algumas vezes. Só então se transforma em saco de lixo, encerrando seu ciclo de vida. Se for usada para embalar recicláveis, então ainda poderá ser reciclada, retornando ao ciclo produtivo como um novo produto de plástico reciclado.

A questão das sacolas não é então um problema de química, mas de educação.
- Reduza o uso de embalagens;
- Reutilize-as sempre que possível;
- Recicle, separando corretamente seus resíduos para a coleta seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário