terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Olha que iniciativa bacana! O Recicle Ideias recomenda.

Passeio ciclístico conscientiza sobre coleta de fezes de animais

Publicação: 18/02/2014 11:11 Atualização: 18/02/2014 11:44

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza, no próximo domingo, um passeio ciclístico do Parque da Jaqueira até o Marco Zero, no Recife, utilizando a ciclofaixa de turismo e lazer. A atividade faz parte da campanha O bom cidadão recolhe as fezes do seu cão, que integra o Programa Cidadania para Melhoria da Relação Homem-Animal de Estimação em Centros Urbanos, realizado por estudantes e professores da instituição. 

Com camisas e bandeirinhas da campanha, os participantes pretendem mobilizar ciclistas, pedestres e motiristas sobre a importância do recolhimento das fezes dos animais nas ruas como atitude cidadã de higiene e prevenção de doenças. A saída está marcada para as 8h, do Parque da Jaqueira e, ao chegar no Marco Zero, o grupo distribuirá folders, sacolas-luvas biodegradáveis, gibis e demais materiais de divulgação.
Após o passeio ciclístico, o grupo se mobiliza durante o Carnaval, junto ao bloco fundado por médicos veterinários Me Dê seu Bichinho que eu Cuido. A agremiação desfila tradicionalmente no Bairro do Recife no Sábado de Zé Pereira, com saída do Marco Zero às 19h. Outros bairros e praças serão palco para as atividades da campanha, que também abordará a necessidade da criação de lixeiras adequadas ao descarte das fezes dos pets, tanto nas ruas quanto nos prédios e condomínios.
O lançamento da campanha, no dia oito de fevereiro, movimentou a Praça Souto Filho, também conhecida como Praça dos Cachorros, em frente à entrada principal do Parque da Jaqueira. Ao longo do dia, foram abordadas mais de mil pessoas, que receberam todo o material, além de vermífugos para os animais. Segundo um dos coordenadores do projeto, professor Marcelo Teixeira, a aceitação foi bastante positiva por parte do público. “Conversamos com pessoas que levaram seus cães e também com outras que não possuem animais, pois a ideia é envolver todos, fazendo com que se tornem multiplicadoras e agentes sociais”, afirmou.

O projeto, elaborado por docentes do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA), tem apoio de várias empresas privadas (Royal Canin, Hospital Veterinário Harmonia, Hills e Bayer) e instituições públicas (CRMV, Anclivepa-PE e Emlurb), entre outros.

O Decreto 19.238, de 27 de março de 2002 regulamenta o trânsito de animais em logradouros públicos e áreas privadas de uso coletivo no Recife. Em seu Artigo 4º, atribui aos donos dos cães a responsabilidade pela destinação adequada das fezes dos seus animais, por meio do recolhimento e armazenamento em sacos plásticos, para posterior depósito em lixeiras. Apesar do mecanismo legal, deixar as fezes dos bichos nas ruas ainda é um hábito comum na capital pernambucana.
Fonte: Diário de Pernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário