terça-feira, 9 de outubro de 2012

Evento discute uso de sacolas plásticas

A programação do seminário Reciclagem e Meio Ambiente reserva espaço ainda para temas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos

O seminário Reciclagem e Meio Ambiente é um dos eventos que compõem a Recicla Nordeste 2012, de 17 a 19 de outubro em Fortaleza. Na programação do seminário, há espaço reservado para um tema polêmico entre ambientalistas e indústrias de reciclagem: o uso das sacolas plásticas. O painel Gestão de Resíduos Plásticos: Com que sacola eu vou? será realizado em 19 de outubro, às 15h30, no auditório do Centro de Eventos do Ceará econtará com a presença de Paulo Dacolina, do Instituto Nacional do Plástico (INP), que apresentará o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.
Também participam das discussões o vereador Guilherme Sampaio, autor do projeto de lei que restringe a distribuição das sacolas pelos supermercados de Fortaleza, e representantes do setor público, terceiro setor e comércio, como supermercadistas.

Política Nacional de Resíduos Sólidos
- Outro destaque do seminário é a palestra magna "Os desdobramentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o papel da indústria", às 14h do dia 17 de outubro. O palestrante será o diretor executivo do Compromisso Empresarial Para a Reciclagem (Cempre), André Vilhena. A ação vai tratar como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as demais políticas sobre resíduos alteram o cotidiano das empresas, como fazer a gestão de aspectos como a implantação do sistema de logística reversa, quais as oportunidades de desenvolvimento de tecnologias e geração de trabalho e renda pode-se esperar na cadeia reversa da indústria, quais iniciativas de instituições com atuação expressiva no gerenciamento e reciclagem de resíduos têm se destacado e podem ser referenciadas.

No mesmo dia, às 15h30, o painel "Logística Reversa: O papel da Indústria e do Poder Público" mantém o PNRS em pauta. A logística reversa prevê o recolhimento e o descarte pelo fabricante do resíduo pós-consumo. Enquanto a logística tradicional trata do fluxo dos produtos da fábrica ao cliente, a logística reversa trata do retorno de produtos, materiais e peças do consumidor final ao processo produtivo da empresa.

Confira a programação da Recicla Nordeste 2012 em http://bit.ly/ProgramacaoReciclaNordeste2012.

Serviço - Recicla Nordeste 2012
17 a 19 de outubro no Centro de Eventos do Ceará
Inscrições gratuitas: http://reciclanordeste.com.br/inscricao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário