quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crianças de Cerquilho (SP) discutem consumo responsável de plásticos e preservação ambiental

Mais de 2.300 alunos da rede pública de ensino do município de Cerquilho (SP) vão aprender, durante o mês de outubro, sobre a importância dos plásticos na vida das pessoas, sobre suas características e aplicações, as boas práticas de uso e descarte responsável, assim como maneiras de reutilizar e reciclar esses materiais, visando preservar o meio ambiente.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Instituto do PVC, Cipatex e a Secretaria de Educação do Município de Cerquilho. Serão, ao todo, 15 palestras a
serem realizadas em cinco escolas municipais do ensino fundamental na cidade de Cerquilho/SP durante as quartas-feiras do mês de outubro.
Durante as palestras, será mostrada a importância dos plásticos na vida moderna bem como os aspectos sócio ambientais dos Plásticos, com destaque especial para a reciclagem. Segundo Silvia Rolim, assessora técnica da Plastivida e Instituto do PVC, somente com ações de educação ambiental é que vamos atuar de forma a preservar o meio ambiente sem perdermos os tantos benefícios que conquistamos com cada produto que temos hoje à disposição.
"Precisamos difundir as propriedades e vantagens dos plásticos. A sociedade precisa saber que com os plásticos ganhamos em qualidade de vida, desenvolvimento tecnológico, avanços na ciência e medicina, que nossa vida se tora mais prática e econômica, além de nos proporcionar bem estar, mas com a clareza de que precisamos aprender a utilizá-los de modo consciente e, assim, preservamos o meio ambiente e usufruímos dos benefícios dos plásticos", diz Silvia.
Ana Maria Borges Galvão, da Cipatex, comenta que este projeto é parte das ações da companhia na região, sempre voltadas para a educação. "Acreditamos que a partir da educação é que criaremos uma cultura de consumo responsável, livre do desperdício, voltado à preservação ambiental", afirma Ana.
Sobre os plásticos – Os plásticos estão presentes em nossa vidas desde a hora que acordamos, até iremos dormir. Estão nos itens do cotidiano: Melhorando a segurança dos veículos e os tornando mais leves para consumirem menos combustíveis e reduzirem as emissões.· Garantindo a qualidade dos alimentos desde a
produção, estocagem e distribuição.
·Garantindo também a qualidade da água, nos protegendo contra doenças como cólera, diarréia, esquistossomose.
·Aumentando a perspectiva de vida com sua forte presença na medicina -desde um simples curativo, passando pelos descartáveis, pela armazenagem de sangue, equipamentos, até os modernos corações artificiais; entre tantas outras aplicações.
·Empregados na construção (desde a parte estrutural -canos, tubos, telhas de cimento reforçado, etc), na arquitetura e decoração (pisos, esquadrias, batentes, etc).
·Protegendo o meio-ambiente, impedindo contaminações dos solos e lençóis freáticos, evitam erosões, canalizam esgotos e preservam a água que consumimos.
·Reduzindo o consumo da energia usada na climatização de ambientes (aplicações que vão desde janelas, isolamentos térmicos e acústicos, esquadrias, entre outras).
·Garantindo acesso à comunicação. Os plásticos contribuem para que cada vez mais os equipamentos de tecnologia (celulares, computadores, etc) sejam mais acessíveis, em função de sua leveza, durabilidade e custo-benefício.
·Garantindo energia barata aos pequenos agricultores por meio de Biodigestores (gás metano).
·Reduzindo o custo na fabricação de piscinas em vinil, garantindo a prática do esporte e contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.

Via: EcoFinanças

Nenhum comentário:

Postar um comentário