segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pesquisa revela que região Norte é mal informada sobre temas ambientais

73% dos entrevistados nunca ouviram falar em consumo sustentável. Entrevistas do Ministério do Meio Ambiente foram realizadas em todo país.

Pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável", do Ministério do Meio Ambiente, revelou que nos últimos 20 anos a consciência ambiental do brasileiro aumentou. Por outro lado, o levantamento indicou que na região Norte do país a população é mal informada sobre os temas ecologia e meio ambiente.
De acordo com a secretária de articulação institucional e cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Samira Crespo, as entrevistas foram realizadas em todo o país. Os números na região Norte sugerem a necessidade de mudanças de hábito. Apenas 27% dos entrevistados disseram que separam o lixo de casa para a reciclagem, problema que pode estar relacionado à ausência de coleta seletiva.

Coleta seletiva ainda é desconhecida da população


Ainda segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados no Norte nunca ouviram falar em consumo sustentável e somente 12% declararam estar bem informados sobre meio ambiente e ecologia.
"Embora a gente saiba que grande parte da Amazônia é urbanizada, ainda são cidades pequenas, as áreas são muito isoladas, portanto as informações são precárias", disse a secretária.
Ainda segundo o Ministério, as populações que menos ouviram falar em campanhas sobre redução do uso de sacolas plásticas se encontram no Nordeste e Norte do país. Este tipo de campanha predomina nas zonas urbanas (38,5%), sendo presentes em apenas 10% das áreas rurais. No Norte, 83% afirmaram que em suas cidades não há campanhas para reduzir o uso de sacolas plásticas.
Sobre desenvolvimento sustentável e "Rio+20", 22 em cada 100 brasileiros afirmam ter ouvido falar da Conferência”, percentual alto segundo a avaliação do Ministério da Saúde. A justificativa é que se trata de um evento especializado e com temas que não são de caráter popular. A maior parte dos respondentes que afirmou conhecer a Rio +20 está no sudeste (49%) e os menores percentuais correspondem às regiões norte (6%) e centro-oeste (5%).
Por outro lado, a pesquisa mostrou que conceitos importantes ligados ao meio ambiente como "desenvolvimento sustentável", "consumo sustentável" e "biodiversidade" passaram a fazer parte do vocabulário de muitos brasileiros, especialmente os mais escolarizados e moradores de áreas urbanas.

"Todas as pesquisas sobre meio ambiente mostram que a consciência cresce a medida em que a população é mais informada e mora em áreas urbanas", explicou a secretária.
A pesquisa aponta ainda que 85% da população estão dispostos a aderir à campanha de redução do uso de sacolas plásticas. Em locais onde há campanha, 76% aderiram à ação.
Na análise geral, em 20 anos, diminuiu o número de brasileiros que não sabe identificar os problemas ambientais: de 47% foi para 10%. Ou seja, a percepção do brasileiro sobre meio ambiente quadruplicou neste período.
A pesquisa foi feita por amostragem pelo instituto CP2 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ao todo 2.201 pessoas maiores de 16 anos.  A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário