quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rede de supermercados volta a fornecer sacolinhas

Os supermercados Savegnago distribui desde segunda-feira (11) três sacolas plásticas gratuitas para cada cliente. A ideia começou a ser implantada pouco depois que a Câmara de Ribeirão Preto entrou na briga para que as sacolinhas voltem a ser distribuídas de graça aos consumidores em todos os supermercados da cidade. Em Ribeirão, o supermercado Dia também disponibiliza as sacolas.

Mesmo com a distribuição, nesta terça-feira (12) muitos consumidores saíram da loja Savegnago da avenida Maurílio Biagi levando as compras em sacolas retornáveis ou em caixas de papelão. Alguns desconheciam a iniciativa do supermercado, já outros preferiram manter o costume de levar as próprias sacolas de casa. 

O operador de máquinas Jean Carlos de Araújo, de 32 anos, aprovou a ideia. "Achei ótima. Eu vim fazer compras já preparado para levar as coisas na mão. Me surpreendi quando me ofereceram a sacola. Acho que elas deveriam voltar", diz. 

A dentista Solange Alonso, 40 anos, acredita que a medida é uma tentativa de agradar aqueles que protegem o meio ambiente e os consumidores que se irritam pela falta das sacolinhas nos mercados. "Acho que as sacolas deveriam ser opcionais para depender da consciência de cada um. Essa fase de proibição é passageira. É só uma questão de costume", comenta Solange.

Sem sacolas
No dia 25 de janeiro os supermercados do estado deixaram de distribuir as sacolinhas. Porém, um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre o Ministério Público, Procon-SP e Associação Paulista de Supermercados prorrogou o banimento por 60 dias.

Via: Jornal A Cidade

3 comentários:

  1. A utilização ou não de sacolinhas descartáveis deve ser opção individual do cliente. Não adiante oferecer carrinhos enormes dentro do supermercado, e não disponibilizar um meio de levar as mercadorias. E voltando a vaca-fria, as sacolinhas oferecidas devem ser bio-degradáveis! Isto é que os supermercados não querem....

    ResponderExcluir
  2. Dário, as sacolinhas não precisam ser biodegradáveis... desde que sejam recicláveis (como as sacolas plásticas comuns)!

    O problema não é a sacola, o problema é a falta de educação e informação da população, que utiliza e descarta o produto de maneira irresponsável. Nem todo mundo sabe, mas a sacola biodegradável não é reciclável, e inclusive atrapalha o processo de reciclagem dos demais plásticos. Em contrapartida, as sacolinhas convencionais, que eram distribuidas nos supermercados, são 100% recicláveis, além de serem reutilizáveis, práticas, higiênicas e, segundo estudo britânico inglês, são as embalagens menos nocivas ao meio ambiente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Além do aumento do número de desempregados, o fator ambiental pregado pela campanha Vamos tirar o planeta do sufoco, da Apas, é ponto contraditório,

    ResponderExcluir