quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prefeitura de SBC e entidades da indústria, do comércio e dos trabalhadores lançam a Escola de Consumo Responsável

O município será palco de uma iniciativa inédita: o lançamento de uma plataforma nacional de educação à distância sobre consumo consciente e descarte adequado de sacolas plásticas e outros materiais reutilizáveis

Setembro de 2011 – A Prefeitura de São Bernardo do Campo e as entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores estarão reunidas, no dia 21 de setembro, para o lançamento da Escola Nacional de Consumo Responsável, que visa levar à população os conceitos mais avançados sobre consumo consciente de sacolas plásticas e de outros materiais reaproveitáveis e seu descarte correto.

A proposta de São Bernardo do Campo é inédita e servirá de base para desenvolver os conceitos de sustentabilidade em outras regiões brasileiras. A metodologia irá contemplar treinamento à distância, via Internet, com material didático, games e quadrinhos educativos.

São Bernardo do Campo abraçou a iniciativa em função de ser pioneira na gestão de resíduos sólidos e em questões voltadas à sustentabilidade. “Esta parceria firma um importante passo no sentido de educar a população para o uso correto das sacolas plásticas e mostrar que elas não são as vilãs do meio ambiente, como querem fazer parecer”, afirma o prefeito do município, Luiz Marinho. E acrescenta: “com a Escola de Consumo Responsável promoveremos a preservação ambiental tornando a população corresponsável pela construção de um futuro melhor para todos nós”.

Esta ação é parte dos esforços de todos os segmentos envolvidos para promover a educação da população. “A defesa do meio ambiente só será eficaz se as ações partirem de princípios educativos. O banimento de sacolas plásticas não resolve e causará sérios problemas ambientais, econômicos e sociais”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos e do Instituto Nacional do Plástico (INP).

A Escola de Consumo Responsável é parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, cujo objetivo é promover o uso de sacolas plásticas mais resistentes produzidas de acordo com a Norma ABNT 14937, evitando assim o uso em duplicidade e sua subutilização. A Escola também envolve o treinamento dos colaboradores do varejo para orientar a população sobre o consumo responsável das sacolas plásticas, dicas de reuso e de descarte adequado. Desde que foi criado, o Programa contribuiu para a redução total de 4 bilhões de sacolas plásticas.

Educação e preservação ambiental – O consumidor tem o direito de escolher a melhor solução para carregar suas compras. Pesquisa Datafolha revela que 84% dos consumidores apontam as sacolas plásticas como meio mais frequente para carregar as compras e 88% costumam reutilizar essas embalagens. “Por isso é necessário reforçarmos a ideia de um melhor reaproveitamento das embalagens, como as sacolas, que são extremamente úteis no dia a dia das pessoas”, afirma Alfredo Schmitt, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief).

A Escola de Consumo Responsável tem como parceiros a Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), a Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABCD, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário