terça-feira, 23 de agosto de 2011

Livro mostra imagens de roupas feitas com lixo

Não é segredo algum que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. A produção do algodão e o processo de tinturaria, por exemplo, são responsáveis por problemas ambientais e de saúde. Mas, o setor também conta com a força de nichos menores, compostos por estilistas e designers que utilizam métodos de trabalho artesanais e desenvolvem peças em pequena escala – cada vez mais, de maneira ecologicamente amigável.


Por retratarem essa tendência, Aidana Baldassarre, designer argentina, e Caitlin Margaret Kelly, fotógrafa norte-americana, ganharam espaço na mídia após lançarem o livro de fotografias “Avantgarb(age)”. O livro mostra criações de roupas confeccionadas com resíduos reutilizados, feitas pela designer, e fotografadas por Caitlin. Foram usados na produção embalagens PET, câmaras de bicicletas, plástico e embalagens TetraPack.


Em entrevista à BBC Brasil, Aidana disse que também utilizou tecidos que fábricas deixaram de lado. O nome do projeto é uma mistura da palavra avant-garde – ou vanguarda, escrita em francês – e lixo, no idioma inglês. A ideia da dupla foi retratar de maneira oposta e sob um viés irônico, o luxo da confecção das roupas e a beleza das modelos, vistos no universo tradicional da moda. 
O segmento da moda sustentável vem ganhando simpatizantes que deixam o preconceito quanto à perda de “glamour”, e investem em peças “verdes”. Matéria-prima orgânica, especialmente o algodão, e resíduos sólidos, são materiais recorrentes nesta nova maneira de fabricação de roupas.
O livro promoveu fotos que não usam modelos profissionais. Caitlin explicou o motivo: "Quero mostrar como é possível transformar as coisas e que tudo pode ter sua beleza própria. Em primeiro lugar, o objetivo é promover um corpo saudável, com a paixão que os conecta ao âmago do projeto".


Nenhum comentário:

Postar um comentário