quarta-feira, 2 de março de 2011

Britânicos concluem: entre 10 tipos de embalagens, as sacolas plásticas são as que causam menos impactos ambientais

As sacolas plásticas são econômicas, duráveis, resistentes, práticas, higiênicas e 100% recicláveis. Sua fabricação emite 70% menos de poluentes e consome 98% menos em energia que a fabricação do papel, usado para a montagem de sacolas.

O governo britânico acaba de concluir uma pesquisa que mostrou que o PEAD (polietileno de alta densidade) utilizado nas sacolas plásticas causa menos impacto ambiental do que as matérias-primas das ecobags.

O relatório "Life Cycle Assessment of Supermarket Carrier Bags", de Chris Edwards e Meyhoff Jonna Fry, da Agência do Meio Ambiente britânica, divulgado em 27 de março pelo jornal "The Independent" indica que os sacos de polietileno são, a cada utilização, quase 200 vezes menos prejudiciais ao clima do que as sacolas de algodão e emitem um terço do CO2 gerado na fabricação sacolas de papel.

Segundo os pesquisadores, a maioria dos sacos de papel são utilizados apenas uma vez e as ecobags de algodão são usados em média 51 vezes antes de serem descartadas. “PEAD teve o menor impacto ambiental entre as opções de uso individual em nove das dez categorias. A sacola de algodão teve um bom desempenho porque foi considerada a mais leve".

Além de tudo isso, o plástico tem uma alta reciclabilidade e sua destinação para cooperativas de recicladores é a melhor solução para o material, em seu pós consumo. O descarte correto das sacolas e de outros resíduos plásticos é tão fundamental quanto o seu uso responsável, evitando seu desperdício e destinando os materiais para a coleta seletiva após o fim de sua vida útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário