quarta-feira, 23 de março de 2011

Brasileiros deixam de usar 3,9 bi de sacolinhas

A meta de reduzir 30% o consumo de sacolas plásticas no País está próxima de ser atingida. Em 2007, os brasileiros utilizaram 17,9 bilhões de unidades de embalagens, enquanto no ano passado o volume foi de 14 bilhões, segundo a Plastivida (Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos).
A previsão é que o varejo brasileiro reduza em 800 milhões a quantidade de sacolinhas distribuídas. "A mentalidade dos fabricantes, estabelecimentos e consumidores está mudando". diz o diretor executivo da Plastivida, Miguel Bahiense.
Desde o lançamento do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, em 2008, os fabricantes investiram na qualidade dos produtos fornecidos, diminuindo o desperdício de sacos pelos supermercados e clientes.
"As embalagens eram muito finas, sendo necessárias duas ou três unidades para levar cinco quilos de produtos para casa sem correr o risco da sacola romper."
Bahiense destaca que as grandes supermercadistas estão investindo em campanhas de conscientização.
Na bandeira Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, eram consumidas 25 toneladas de sacolas, em 2007, sendo que atualmente são consumidas 13 toneladas, redução de 83% no volume. A rede passou a cobrar R$ 0,12 por embalagem usada pelo cliente e o valor é destinado a 11 entidades sociais.
O diretor executivo da Plastivida lembra que a sacolinha não é a principal vilão do meio ambiente. O problema é que muitas pessoas não a usam corretamente.
Estudo do Ibope aponta que o saco plástico é o melhor meio para transportar os produtos para a residência por 71% das donas de casa. Fatia de 75% delas também é a favor de sua utilização no varejo.
Bahiense pondera que as leis que banem a utilização da embalagem no varejo podem ser cativante para ambientalistas, mas servem de palanque para muitos políticos. "Muitos não sabem que uma sacola de algodão, conhecida como ecobag, emite mais gás carbônico que a versão de plástico", afirma.
TECNOLOGIA - A indústria do plástico tem investido em novas tecnologias para diminuir o impacto ambiental das sacolas. Fábricas estão usando a cana-de-açúcar para de polietileno. Além de fazer as sacolas, o material é usado na confecção de brinquedos e embalagens de produtos.
Pelos cálculos da Plastivida, os brasileiros vão usar 13,2 bilhões de sacolinhas, queda de 800 milhões de unidades. Em 2012 a meta de reduzir em 30% a produção desse item.
Questionado sobre o impacto desses números no setor, Bahiense afirma que a indústria agora trabalha com produto de qualidade. "Há equilíbrio entre a demanda e consumo. Muitas empresas também estão diversificando os negócios."

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário