quinta-feira, 29 de abril de 2010

Abajur, botas, vestido, cadeira, tapetes, urso e galo feitos com sacolinhas plásticas. Rezuza, Recicle e Reutilize as sacolinhas plásticas!

Criatividade em objetos feitos de sacolas plásticas

Veja a seguir muita criatividade nos objetos de decoração feitos com sacolinhas plásticas!
Atitudes assim ajudam o meio ambiente!  Reutilize e Recicle você também a sua sacola plástica e ajude o nosso planeta!

 









Fonte: David Lineu Beltrão

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fundação lança campanha de coleta de garrafas PET. Reduza, recicle e reutilize as sacolinhas plásticas!


Em parceria com o designer Nido Campolongo, a ONG convida a sociedade a participar da coleta de garrafas PET para compor a cenografia do Viva a Mata 2010.

A Fundação SOS Mata Atlântica e o designer Nido Campolongo iniciam uma campanha de coleta de garrafas PET em diversos pontos de São Paulo. O objetivo é incentivar os paulistanos a descartar seus resíduos de forma correta e promover a conscientização ambiental, principalmente a importância de materiais reutilizáveis. As garrafas coletadas também serão utilizadas na composição da cenografia do Viva a Mata 2010 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, na Arena de Eventos ao lado da Marquise do Parque Ibirapuera. Nido Campolongo é o responsável pela cenografia do evento, que será composta por caixotes de madeira e garrafas PET.

Os interessados em contribuir com a campanha podem depositar suas garrafas nos seguintes locais:

Sede da Fundação SOS Mata Atlântica: Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso;

Estúdio Nido Campolongo: Rua Tupi, 843, Higienópolis;

Conjunto Nacional: Avenida Paulista, 2073;

Restaurante Harry Pisek: Rua Tupi, 816;

Quality Food: Rua Alagoas, 1020;

Especificamente para a coleta foram desenvolvidos cestos feitos com PET e com tiras e chapas de fibras de celulose.

Sobre o Viva a Mata

O Viva a Mata é aberto ao público em geral e tem como principais objetivos comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista, e informar e conscientizar a sociedade.

Com o patrocínio do banco Bradesco, apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Tam, e a Eldorado como rádio oficial, o evento tem uma ampla programação gratuita: palestras, debates, exposições, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, entre outras manifestações artísticas. Na edição passada, a mostra reuniu mais de 80 mil pessoas, interessadas em saber o que está sendo feito no País pelo Bioma, além de aprender a melhorar sua relação com o meio ambiente.

Fonte: Portal SOS Mata Atlântica - http://www.sosma.org.br

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ecobags de plástico: leves, seguras, elegantes e ecológicas. Não esqueça: Reduza, reutilize e recicle as sacolinhas plásticas!

As sacolas ecológicas – também conhecidas como ecobags – estão na moda. Desde que se iniciaram campanhas para a conscientização sobre o uso responsável das sacolas plásticas, as ecobags ganharam espaço como alternativa ambientalmente adequada às necessidades cotidianas no transporte das compras. E, quando confeccionadas com plásticos, constituem-se numa opção que combina leveza, segurança, versatilidade, estilo, durabilidade e sustentabilidade.

Ecobag de PET Reciclado

Essas ecobags já se encontram nos supermercados. Elas são ecologicamente corretas por serem retornáveis e 100% recicláveis. A ráfia, o Nãotecido (o chamado TNT), o polipropileno, até mesmo o PET reciclado são variedades de plásticos que têm sido muito usadas na confecção dessas sacolas. Isso porque os plásticos levam vantagem sobre outros tipos de material: são higiênicos, fáceis de limpar - utiliza-se o mínimo de água, evitam contaminações de resíduos das compras e são impermeáveis, além de oferecerem diversas possibilidades de design e impressão.

Ecobag de Ráfia

A moda das ecobags se intensificou quando o uso excessivo das sacolinhas plásticas distribuídas pelo varejo começou a ser questionado. Ainda assim, as sacolas, quando utilizadas de forma consciente, tornaram-se indispensáveis à vida moderna. 

Saber usar as sacolinhas plásticas de forma consciente, o que significa descartá-las corretamente (facilitando sua coleta seletiva) ou reutilizando-as, é a melhor solução. E esse uso responsável está intimamente ligado à qualidade do produto. Se forem resistentes, não precisam ser colocadas uma dentro da outra para carregar compras mais pesadas. Atenta a isso, a indústria tem trabalhado intensamente para que as sacolas sejam produzidas dentro de normas e adotadas pelos supermercados. 

Em maio de 2007, foi lançado o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, uma iniciativa conjunta da Plastivida, do Instituto Nacional do Plástico e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis, com as entidades de supermercados do país.
O Programa, que visa a conscientização da população sobre uso e descarte adequados de sacolas plásticas, chegou em São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Brasília e Goiânia, conta com o compromisso dos supermercados na distribuição de sacolas fabricadas dentro das normas de qualidade. Utilizadas adequadamente, as sacolinhas de supermercado otimizam suas várias funções, as quais já incorporadas ao cotidiano das pessoas. O Programa chegará ainda este ano também, em Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MT) e Belo Horizonte (MG).
Ecobag de Polipropileno


Para definir quando é melhor utilizar uma sacolinha ou uma ecobag de plástico, faça como a Plastivida: guie-se pela aplicação do conceito dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As opções de sacolas são variadas para cada aplicação. O importante é que sejam usadas com responsabilidade e que, na hora de seu descarte, esse seja feito adequadamente.

O Programa de Qualidade também confeccionou uma ecobag de plástico, não para comercializá-la, mas para demonstrar aos formadores de opinião, aos legisladores e ao público em geral as vantagens e a beleza do produto confeccionado com esse material.

Ecobag de Polietileno
Se cada um deve colaborar para a preservação do planeta, por que não fazê-lo com racionalidade, durabilidade e elegância? Ecobag de plástico. Compre esta ideia.

Ecobag de PET  reciclado


quinta-feira, 22 de abril de 2010

O isopor é 100% reciclável! Não esqueça: Hoje é Dia da Terra. Reduza o uso das sacolas plásticas e ajude o planeta!

Em São Paulo, uma feira mostra como o isopor pode substituir a madeira.

Prefeitura de São Paulo substituirá bueiros de aço por plástico reciclado de cooperativas e estima economizar R$ 1 milhão por ano. Recicle Suas Ideias reduzindo e reutilizando as sacolas plásticas! Ajude o meio ambiente!

Contra vandalismo, SP apela a bueiro de plástico
 
Prefeitura começa a trocar grelhas de aço por peças recicladas; a vantagem é que as novas não têm valor comercial e são mais leves e duráveis


Cristiane Bomfim - O Estado de S.Paulo

JORNAL DA TARDE
Para reduzir a ocorrência de furtos dos bueiros de aço das sarjetas de São Paulo, a Prefeitura vai substituí-los por peças de plástico reciclado. A Secretaria da Coordenação das Subprefeituras estima economizar R$ 1 milhão por ano, só com a reposição de 4 mil peças. A mudança será implementada aos poucos.

Os testes laboratoriais começaram há um ano e a primeira subprefeitura a instalar o novo bueiro, também chamado de grelha, foi a da Penha, na zona leste, há seis meses. Atualmente, outras 11 subprefeituras testam o item, como Sé e Casa Verde.

"Ela tem a mesma resistência da grelha de aço. A vantagem é que não tem valor comercial e é mais leve e tem maior durabilidade", diz Domingos Miranda, coordenador da Área de Drenagens. O plástico reciclado virá de cooperativas.

As grelhas são usadas para impedir que objetos caiam nas galerias e ramais e prejudiquem o sistema de drenagem. A substituição também tornará a manutenção e limpeza mais rápida.

Grande quantidade. A Subprefeitura de Aricanduva deverá ser a primeira a instalar o material em quantidade maior. Foram compradas 30 unidades. "Não vamos trocar tudo de uma vez. A ideia é fazer a substituição sempre que for furtada ou estiver em más condições", diz Miranda.

A estimativa é de que em até dois meses seja feito um pregão para levantamento de preços, para a compra, neste ano, de 300 grelhas de plástico.

Boa iniciativa. Para o arquiteto e urbanista Cândido Malta, a substituição paulatina das grades é uma boa opção. "Seria um desperdício de dinheiro público substituir todas as grelhas de uma vez", avalia. Malta afirma que a opção pelo material reciclado pode ser considerada "um exemplo". O projeto piloto também será estendido para as avenidas Zaki Narchi, na zona norte, e Barreira Grande, na zona leste da capital.

Fonte: Matéria publicada hoje, dia 22 de abril, no site: www.estadao.com.br
 

terça-feira, 20 de abril de 2010

Você sabia que o primeiro carro de plástico foi construído no Brasil?

Material é utilizado na carroceria, no acabamento interno e nas rodas. Protótipo, que ficou 30% mais leve em comparação a um carro feito em aço, foi produzido por empresa paulista



Basta entrar na cabine de um carro – ao menos em modelos populares e médios – para constatar que o plástico domina boa parte do acabamento interno. O produto também é usado em larga escala em componentes do motor, como bomba de combustível e recipientes de fluidos. A Plascar, empresa, com sede em Jundiaí (SP), criou o primeiro automóvel brasileiro “sustentável”, com carroceria inteiramente em plástico.

Na realidade, não apenas a carroceria. Também a estrutura dos bancos, o cárter do motor e até as rodas – além, é claro, do acabamento interno. Apenas motor, câmbio, suspensão, freios e pára-brisa são os mesmos usados pelos veículos convencionais. E o uso de polímeros traz vários benefícios: deixa o automóvel mais econômico, menos poluente e mais fácil de ser reciclado. 

O gerente de engenharia avançada da Plascar, Márcio Tiraboschi, conta que uma das vantagens do uso do plástico no veículo é a redução de peso – entre 20% e 30% em comparação a um carro da mesma categoria feito em aço. O conceito criado pela empresa pesa 625 quilos enquanto um Fiat Mille, por exemplo, tem 830 quilos. O engenheiro explica que essa redução da massa melhora o desempenho do motor, reduz o consumo de combustível e diminui a emissão de poluentes.



Outra vantagem do uso de polímeros no carro é a maior liberdade na criação do design externo da carroceria. “Enquanto a chapa de aço tem restrições de estampagem, o material plástico possui uma grande elasticidade”, justifica o gerente de engenharia avançada da Plascar.

Com relação à segurança em caso de colisão, Tiraboschi garante que os polímeros têm uma grande resistência a impactos. “Além disso, esse material tem um alto índice de absorção de energia. Ou seja, o plástico não amassa, absorve energia de forma elástica sem ter uma deformação permanente”, salienta.
Tiraboschi diz que a Plascar não realizou testes de rodagem nem um estudo para saber quanto um carro de plástico custaria.

Fontes: Notícias Automotivas e Gazeta do Povo/PR

Continue reutilizando as sacolas plásticas e ajude o meio ambiente! Ao embalar o seu lixo com sacolinha plástica, você evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores.

Para a Plastivida, plano do Carrefour de cobrar pelas sacolas penaliza o consumidor e não resolve a questão ambiental




Para a entidade, a privação das sacolinhas fará com que o consumidor tenha que pagar pela sacola retornável e, ainda, comprar sacos de plásticos de lixo pra embalar seus resíduos domésticos.

Recentemente, a rede de supermercados Carrefour anunciou uma série de medidas para banir, em quatro anos, o uso de sacolas plásticas. No lugar das sacolinhas, a rede comercializará as sacolas retornáveis, além de sacolas biodegradáveis, que também serão vendidas na boca do caixa.

Na avaliação da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, a medida penaliza o consumidor de diversas formas. A primeira delas é em seu direito de escolher qual o melhor modo de levar suas compras para casa. Segundo pesquisa Ibope, 71% das donas de casa apontam as sacolinhas plásticas como as embalagens preferidas para transportar as compras e 75% delas são a favor do seu fornecimento pelo varejo.

O outro ponto em que o consumidor será penalizado é no econômico, quando o Carrefour fala em cobrar “a preço de custo” pelas sacolas retornáveis. “Somos a favor das sacolas retornáveis, mas esta opção deve ser sempre do consumidor”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida. Ele lembra que a pesquisa Ibope também apontou que 100% das donas de casa utilizam as sacolas para embalar o lixo doméstico. “Embalar o lixo em plástico é fator primordial para saúde pública. Então, o consumidor de baixa renda terá de pagar também pelo saco de lixo?”, questiona Esmeraldo. E completa: “Isso, sem falar de outras dezenas de alternativas de reutilização para as sacolinhas, já assimiladas pela população, entre elas carregar guarda-chuva molhado na bolsa, levar roupas para academia, embalar alimentos, o lanche das crianças, transformá-las em brinquedos como pipas, etc”.

A Plastivida acredita que a solução mais equilibrada está no investimento na informação e conscientização. Com pouco mais de dois anos, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, criado pela cadeia produtiva do setor, já conta com a participação de três dos seis maiores grupos varejistas do Brasil, de inúmeras outras redes, além do apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de suas congêneres estaduais. Voltado para a conscientização da população sobre uso responsável e descarte adequado de sacolas plásticas, o Programa já reduziu 40% do consumo das sacolinhas na maior rede de supermercados do País

Além da conscientização da sociedade para o uso e descarte responsável das sacolas, o Programa também aponta para a necessidade das redes supermercadistas oferecerem sacolas plásticas fabricadas dentro da Norma Técnica ABNT NBR 14937. Isso garante que sejam mais resistentes, suportem o peso das compras na totalidade de sua capacidade e, assim, não tenham que ser usadas em duplicidade para que não rasguem, o que reduz a quantidade utilizada e descartada.

“No lugar do banimento de qualquer produto, acreditamos que a educação da sociedade sobre uso consciente e descarte adequado - que significa aplicar os 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar - é o melhor caminho para um convívio harmonioso entre a economia, praticidade, segurança, higiene e qualidade de vida que produtos como as sacolas plásticas oferecem e a preservação ambiental, uma vez que os plásticos são 100% recicláveis desde que sejam coletados”, conclui Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.

Fonte: Portal do Meio Ambiente

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O plástico representa o material mais aplicado na fabricação de produtos da área médica.


O plástico é prático, resistente, leve, fexível, entre outras.

Os plásticos não são tóxicos e sim inertes. Devido a essa qualidade, são amplamente utilizados para embalar alimentos, medicamentos e bebidas. E protegem a saúde, em aplicações como seringas, bolsas para transfusão de sangue e frasco para soro fisiológico.

A embalagem plástica protege os produtos, garante a segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores. Ao impedir a perda do produto, evita o desperdício de energia, recursos naturais, trabalho, etc.

Há casos em que os plásticos são os únicos materiais adequados para um determinado fim, que conseguem dar resposta. Isso porque eles reúnem um número de propriedades dificilmente encontradas em outros materiais: são ótimos isolantes térmico-acústicos, resistentes ao calor, quimicamente inertes, leves, resistentes e flexíveis, além de representarem excelentes relação custo/beneficio.

 Veja a seguir como é importante a utilização dos plásticos na área da saúde:


O plástico representa o material mais aplicado na fabricação de produtos da área médica. O conforto no uso é muito importante tanto para os profissionais da saúde como para os pacientes. O produto é extremamente leve, o que permite importantes economias de transporte e instalação, sem contar que facilita o manuseio do corpo clínico. A existência do plástico associando alta tecnologia e baixo custo proporcionou a criação de produtos descartáveis, encontrando uma solução definitiva para as infecções causadas pela reutilização de artigos médicos.

O atual estágio de desenvolvimento alcançado nesta área permite até mesmo, em casos de urgência, a instalação temporária de órgãos artificiais em seres humanos, como pulmão e coração, fabricados a partir do plástico.

É praticamente impossível imaginar o avanço na medicina sem o uso do plástico, as vantagens na aplicação do material a facilidade de modelar, a resistência à temperatura e choque, a redução de peso em relação a outros materiais, além, é claro, do fato de ser inerte. Esta última característica permitiu ao plástico ser considerado um dos principais responsáveis pela eliminação da transmissão de doenças e infecções hospitalares. Embora os processos de esterilização sejam eficientes, a utilização de materiais plásticos descartáveis ainda é o método mais seguro.



Atualmente, uma infinidade de produtos, como tubos traqueiais, catéteres, materiais coletores, frascos, oxigenadores, bolsas de sangue e de soro, inaladores, sondas, entre outros, são produzidos a partir do plástico, devido a versatilidade que o material apresenta.

Empresa lança pavimento permeável (chamado de Ecopavimento).

O piso é composto por uma grelha plástica tridimensional feita a partir de materiais reciclados, que redistribui os esforços do trânsito, permitindo a passagem de água e de ar.


Produto criado para reduzir impacto de enchentes pode ser aplicado em locais de tráfego lento

A Ecotelhado acaba de lançar um pavimento permeável, com o objetivo de reduzir o impacto das enchentes nos centros urbanos. Chamado de Ecopavimento, o piso é composto por uma grelha plástica tridimensional feita a partir de materiais reciclados, que redistribui os esforços do trânsito, permitindo a passagem de água e de ar.



Justamente por ser uma grelha de plástico, o produto não pode ser instalado em locais com muita circulação de veículos, pois pode se desgastar rapidamente. O pavimento é mais indicado para locais de tráfego lento como ruas de condomínios, acostamento de estradas, trilhas, acesso de pedestres, bacias de infiltração e estacionamentos de empresas, shoppings e supermercados.



Além de absorver água, o pavimento também ajuda, de acordo com a empresa, na redução das ilhas de calor, recarga dos aquíferos subterrâneos, filtragem e tratamento da água da chuva com retenção de sólidos, além da manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca.

O pavimento é instalado em quatro etapas básicas: nivelamento da base onde o produto será aplicado; colocação da grelha plástica sobre o solo; fixação dos módulos da grelha na base; e, por fim, espalhamento de brita ou plantação de grama por cima da grelha. Segundo a Ecotelhado, o custo do produto é compatível com os pavimentos tradicionais. Mais informações em www.ecotelhado.com.br.


Fonte - site PINIweb - Ana Paula Rocha 

Continue reduzindo, reciclando e reutilizando as sacolinhas plásticas! Ajude o meio ambiente!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aquecedor de água feito de garrafas plásticas, caixas de leite, entre outros! Continue reduzindo, reutilizando e reciclando as sacolinhas plásticas!

Aquecedor de água traz benefícios econômicos e ambientais



 Economia de energia elétrica e reciclagem de embalagens plásticas e de papel. Esses são dois benefícios que apresenta o aquecedor solar de água feito com materiais recicláveis (garrafas PET e embalagens de leite longa vida), que foi instalado no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente – Ceacri AABB Comunidade, em Bento Gonçalves. O projeto foi apresentado na tarde desta quarta-feira (07), e o público pode, inclusive, conferir a eficiência do sistema (igual ao das placas solares vendidas comercialmente), colocando a mão na água que saia da torneira da pia da cozinha da instituição.

O aquecedor solar foi construído pelos alunos do Ceacri, com orientação da Emater/RS-Ascar, a partir da coleta de materiais recicláveis feita pelas crianças e adolescentes. Também foram utilizados tubos e conexões em PVC, uma caixa d’água e equipamentos de distribuição da água quente. O equipamento foi instalado no telhado do Centro no final do ano passado e aquece a água da pia. “Nós não quantificamos a economia de energia elétrica, mas com certeza reduziu, pois não usamos mais torneira elétrica na cozinha”, diz a coordenadora do programa de complementação educacional AABB Comunidade, Mari Cavanus Lazzari. Segundo ela, a entidade pretende utilizar o mesmo sistema de aquecimento de água na piscina.

“Essa iniciativa vai servir de modelo para que possa ser expandida na comunidade. É uma estrutura simples, singela, fácil de fazer e que contribui com o ambiente ao dar destino correto a resíduos”, destacou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Elói Portolan. O modelo de aquecedor solar foi criado, patenteado e disponibilizado na internet por José Alcino Alano, de Tubarão (SC).

Interessados no projeto podem procurar a Emater/RS-Ascar ou a Secretaria do Meio Ambiente de Bento Gonçalves, que se propõe a capacitar interessados, através de oficinas, para que possam implantar novos aquecedores e multiplicar a ideia. O secretário do Meio Ambiente, Airton Minúsculi, lembrou que o município conta com uma Lei que instituiu o prêmio Jovem Cientista e com um fundo com recursos disponíveis para escolas que queiram investir em pesquisa, ciência e tecnologia.

Esse projeto de aquecedor solar de água com materiais recicláveis foi desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, Associação Atlética do Banco do Brasil e Ceacri AABB Comunidade.


Fontes: Gazeta/RS e Assessoria de Imprensa da Emater/RS

terça-feira, 13 de abril de 2010

Arquitetos de Taiwan construirão edifício com garrafas plásticas recicladas. Reduza e reutilize as sacolas plásticas!


Um grupo de arquitetos taiuaneses preocupados com o meio ambiente anunciou que, com ajuda da empresa "Far Eastern", está construindo um edifício com 1,5 milhão de garrafas de plástico recicladas.
"O edifício, que está desenhado para resistir tufões e terremotos, terá 130 metros de comprimento, 40 metros de largura e 26 metros de altura, e utilizará 1,5 milhão de garrafas de plástico recicladas", disse à agência Efe Arthur Huang, diretor da construtora sustentável "Miniwiz Sustainaible Energy Developments Ltd".

Segundo os responsáveis pelas obras, a construção será utilizada como centro de exibições, e será pioneiro no mundo. "Ninguém no mundo construiu um centro de exibições com garrafas de plástico", garantiu Huang.

O edifício, chamado "Ecoark", que custará US$ 4,22 milhões, inclui um anfiteatro, um museu e uma cortina de água que provém da chuva e dos sistemas de ar condicionado.

As paredes são translúcidas e permitem a entrada de luz, o que vai gerar uma grande economia energética, e a construção com blocos de plástico e esqueleto de aço é altamente resistente.

Taiwan é um dos países de maior índice de reciclagem de garrafas de plástico, já que a reciclagem é obrigatória e não é admitido misturar papel, plástico e outros materiais recicláveis com lixo orgânico, acrescentou o construtor.

A Miniwitz e a Far Eastern doarão o edifício, no próximo mês, à Prefeitura de Taipé para ser utilizado na exposição Flora 2010.

Informou o Último Segundo - Mundo

domingo, 11 de abril de 2010

Consumo Responsável das sacolas plásticas!

Entre no site do Instituto Nacional do Plástico e veja o programa de consumo responsável das sacolas plásticas - http://www.inp.org.br

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Caminhões feitos com embalagens plásticas. Recicle, Reduza e Reutilize as sacolinhas plásticas!

Caminhões feitos com embalagens plásticas tipo galão

Olha que legal o trabalho da artísta plástica Martine Camillieri. Fácil de fazer e sem custo nenhum!
Ela  aproveitou embalagens plásticas tipo galão, para fazer lindos caminhões de vários modelos, sabem aquelas embalagens de amaciante que iriam para o lixo por exemplo, agora dá para reutilizar e criar o modelo de carrinho que a sua mente imaginar.
Além de reciclar você estará ajudando o planeta! Pode apostara que a diversão é garantida para você e a criançada.
Fonte: www.bocaberta.org

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Alunos de Votuporanga/SP, recolheram 4,2 quilos de latinhas, 378 de plásticos mistos, 216 de papelão, entre outros. Recicle e reutilize as sacolinhas plásticas!



Alunos do CEM “Profª Maria Martins e Lourenço” em Votuporanga/SP, aproveitaram o mês em que se comemora o Dia Municipal da Reciclagem e fizeram várias visitas ao Ecotudo, da Saev Ambiental, criado para ser ponto de entrega voluntária de materiais inservíveis de origem domiciliar. 

No dia 31 de março, uma nova visita foi realizada. Além de chamar a atenção para a importância da reciclagem, a visita premiou os alunos que participam do projeto de Ecoeficiência, em andamento na escola. Segundo o educador ambiental, Abílio Calile Jr., o projeto atua com coleta seletiva do lixo, redução do consumo de água e energia, plantio de árvores e conservação do patrimônio escolar e histórico. “Em março, os alunos recolheram 4,2 quilos de latinhas, 7 quilos de jornal, 67 quilos de ferro, 378 de plásticos mistos e 216 de papelão”.

Os alunos foram recebidos pelo Saevinho (mascote da Saev Ambiental) e pela coordenadora do Ecotudo Simone Rodela, que apresentaram todas as dependências do local. “A mudança de atitude deles é importante para a qualidade de vida do planeta. A gente segue o lema de que Eu Escuto, Eu Esqueço; Eu Vejo, Eu Entendo; Eu Faço, Eu Aprendo”, conta Calile Jr.
O educador ainda falou sobre a demora da decomposição dos vidros, plásticos e outros materiais. “Quando a gente joga isso na rua, o lixo fica por muitos anos poluindo a natureza. Quando trazemos para um lugar de reciclagem, ele deixa de agredir o meio ambiente”.

O Ecotudo atende 24 horas, na antiga Algodoeira Matarazzo, no Palmeiras I, em frente ao CEM Neyde Tonanni Marão. O espaço recebe vidros, isopor, papelão, plástico, pilhas, baterias, animais mortos, pneus, entre outros. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (17) 34222854.

Fonte: Região Noroeste - www.regiaonoroeste.com





quinta-feira, 1 de abril de 2010

Philips lança programa de reciclagem de seus produtos. Recicle também, as sacolinhas plásticas e ajude o planeta!


Aquele monitor velho ou o videocassete que não funciona mais poderá ter um destino mais nobre do que a garagem de casa ou algum terreno baldio pela cidade.
Em uma ação pioneira, a Philips lançou hoje um programa para reciclagem de seus eletroeletrônicos e eletrodomésticos – material que, se descartado incorretamente, pode causar muitos danos ao ambiente.

Por enquanto, serão 40 postos de coleta em 25 cidades brasileiras.  Três deles ficam no Rio Grande do Sul - dois em Porto Alegre e um em Novo Hamburgo. Segundo a empresa, o potencial de coleta para 2010 é de 200 toneladas em todo o país.
O programa, chamado de Ciclo Sustentável, já estava funcionando há cerca de um ano como projeto-piloto em Manaus, onde a Phillips se aproveitou da facilidade de logística por ter uma fábrica.
_ A sustentabilidade é um desafio de todos nós _ ressaltou o presidente da Philips, Marcos Bicudo.

Presente ao evento de lançamento, realizado em São Paulo, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltou que a iniciativa é um exemplo para as demais empresas do setor, bastante resistente em aplicar a logística reversa – que, em breve, deve virar obrigação prevista por lei nacional.
Pode parecer pouco e, convenhamos, atrasado _ mas, como disse o ministro Minc, é um ponto de partida para que outras empresas façam a mesma coisa para não ficar atrás. E, assim, todo mundo ganha.

Aliás, a empresa pretende expandir o programa para outras cidades, de acordo com a demanda do consumidor. Ou seja, quanto mais gente da sua cidade ligar para a Philips dizendo que quer descartar seus produtos corretamente, mais chance há de um posto de coleta ser disponibilizado por perto.


Como funciona o programa

* O consumidor entra em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800-701-0203 ou acessa www.sustentabilidade.philips.com.br para verificar qual é o posto credenciado mais próximo de sua residência.

* Em seguida, encaminha os aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos da marca Philips que não utiliza mais até o posto credenciado.

* O consumidor também pode adquirir o serviço de coleta domiciliar, com custo adicional (no máximo R$ 40 de acordo com a localização), e o produto será coletado pelo posto autorizado.

* O produto será encaminhado à empresa parceira da Philips, Oxil, responsável por desmontar e oferecer o destino mais adequado para os componentes que não serão reaproveitados.

Os postos

DORNELLES PCS E SERV  EL
RUA CANCIO GOMES, 201
FLORESTA-PORTO ALEGRE-RS
Tel: 51 32226941 / 32226225
padraors@cpovo.net

PREIS SERVICE COM SERV LT
RUA BORGES DE MEDEIROS., 111
RIO BRANCO-NOVO HAMBURGO-RS
Tel: 51 35823191 / 35939167
preiserv@terra.com.br

PREIS SERVICE COM SERV LT
AV.GAL.EMILIO LUCIO ESTEVES, 78
STA MARIA GORETTI-PORTO ALEGRE-RS
Tel: 51 33256653 / 33256655
preiserv@terra.com.br

Fonte: Blog Ar Puro - por Priscila De Martini