terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conheça a Escola de Consumo Responsável, que leva a conscientização para supermercados do país. Evite o desperdício de sacolas plásticas!

Fiscais, supervisores, gerentes e encarregados dos supermercados de todo o país serão treinados para ensinar aos seus funcionários e clientes como utilizarem adequadamente as sacolas plásticas sem que haja prejuízo ao meio ambiente. A ação faz parte do projeto Escola de Consumo Responsável, que levará, por todo o Brasil, as práticas de redução do uso excessivo, reutilização e descarte adequado das sacolinhas.
Com o objetivo de ampliar o alcance dos conceitos sustentáveis sobre consumo e descarte de sacolas plásticas, a iniciativa busca transformar as lideranças das redes varejistas em agentes multiplicadores do conceito de sustentabilidade.


O treinamento será feito em aulas de quatro horas, ministrada por instrutores previamente preparados e com apoio de material didático. Com isso, os organizadores do projeto pretendem levá-lo a cada supermercado do país que tiver interesse em aderir ao movimento.
“O resultado prático é a redução do desperdício das sacolas plásticas, além da conscientização e o maior envolvimento da população nas questões sustentáveis”, afirmou Paulo Dacolina, diretor Superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), uma das entidades idealizadoras deste projeto.
A  Escola segue ao princípio de que a preservação ambiental é responsabilidade de todos: poder público, iniciativa privada e população. Para isso, além dos treinamentos, também irá promove sacolas produzidas dentro da Norma ABNT 14937, que, por serem mais resistentes, podem ser usadas em menor quantidade, evitando seu desperdício e permitindo ainda sua reutilização.
A Escola de Consumo Responsável já está em funcionamento no Rio de Janeiro, onde mais de 400 colaboradores de sete supermercados já foram treinados. “O trabalho seguirá por todo o país, para que a população possa continuar usufruindo dos benefícios das sacolinhas; praticidade, durabilidade, economia, higiene, e ainda garantir a preservação do meio ambiente”, completa Dacolina.

Os interessados em participar dos treinamentos e levar a Escola de Consumo Responsável a sua cidade devem entrar em contato com o Instituto Nacional do Plástico (INP) pelo e-mail: inp@inp.org.br.

Fonte: ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário