terça-feira, 19 de outubro de 2010

Escola de Consumo Responsável ensina como evitar o desperdício das sacolas plásticas


Com atuação itinerante, a Escola levará a todo o Brasil os conceitos de consumo e o descarte adequados das sacolinhas.


Com o objetivo de ampliar o alcance dos conceitos sustentáveis sobre consumo e descarte de sacolas plásticas e com o diferencial de ser itinerante, no dia 21 de outubro acontecerá o lançamento nacional da Escola de Consumo Responsável, que levará, por todo o Brasil, as práticas de redução do uso excessivo, da reutilização e do descarte adequado das sacolinhas. O evento acontecerá na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, com o apoio da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj).

Trata-se de um sistema de treinamento das lideranças das redes varejistas sobre como é possível utilizar adequadamente as sacolas plásticas sem que haja prejuízo ao ambiente. Fiscais, supervisores, gerentes e encarregados dos supermercados são capacitados para explicarem para os demais funcionários dos supermercados, assim como aos clientes, as boas práticas sobre o uso das sacolinhas. “A Escola de Consumo Responsável vai formar multiplicadores dos conceitos de sustentabilidade, voltados ao uso dessas embalagens”, explica Paulo Dacolina, diretor Superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), uma das entidades idealizadoras deste projeto.

O grande diferencial deste projeto é o seu alcance. Dacolina explica que o formato desenvolvido – aulas de quatro horas, ministrada por instrutores previamente preparados e com apoio de material didático – faz com que seja possível levar a Escola a cada supermercado do país que tiver interesse nesse tipo de treinamento. “O resultado prático é a redução no uso excessivo de sacolas plásticas, além da conscientização e o maior envolvimento da população nas questões sustentáveis”, afirma o executivo.

Os fundamentos da Escola partem do princípio que a preservação ambiental é responsabilidade de todos: poder público, iniciativa privada e população. A iniciativa também promove sacolas produzidas dentro norma ABNT 14937, uma vez que é direito do consumidor escolher a melhor embalagem para carregar suas compras. Quando feitas dentro de norma, as sacolas são mais resistentes e podem ser usadas na quantidade exata, sem desperdício, e ainda reutilizadas.

Todo o projeto envolve o conceito da sustentabilidade. “Exemplo disso é a própria cartilha usada, desenvolvida em um papel sintético produzido com plásticos reciclados do pós-consumo, como as próprias sacolinhas”, explica Dacolina. O resultado é uma cartilha feita de um material de alta qualidade visual, extremamente resistente (não rasga, não molha) e que, por ser de plástico, é 100% reciclável.

Lançamento no Rio de Janeiro – A cidade foi escolhida para este lançamento em função do sucesso alcançado com o piloto do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, também iniciativa da indústria - INP, Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos e Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF). “Em um mês, o Rio de Janeiro foi a cidade que alcançou o maior índice de redução no desperdício de sacolas plásticas – 15%”, afirma Dacolina.

A Escola de Consumo Responsável já está em funcionamento no Rio de Janeiro, onde mais de 400 colaboradores de sete supermercados já foram treinados. “O trabalho seguirá por todo o país, para que a população possa continuar usufruindo dos benefícios das sacolinhas – praticidade, economia, higiene – e, ainda, garantir a preservação do meio ambiente”, completa Dacolina.

Informar e capacitar pessoas para atuarem com responsabilidade e transmitir os conceitos de sustentabilidade no consumo tem sido iniciativas constantes da indústria do plástico. A Escola de Consumo responsável é parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que envolve indústria, varejo e população na questão da responsabilidade compartilhada para o meio ambiente.

O Programa chegou, em três anos, a sete capitais brasileiras capitais (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e Recife) e, ainda em 2010, será implantado em Belo Horizonte (BH) e Florianópolis (SC). “Nesse período, o Programa conseguiu reduzir 3,9 bilhões o número de sacolas usadas no Brasil”, afirma Paulo Dacolina. E completa: “com a Escola de Consumo Responsável, o alcance do trabalho de conscientização será ainda maior”.


Serviço:
Lançamento nacional da "ESCOLA DE CONSUMO RESPONSÁVEL” (evento seguido de almoço).
Data: 21.10.10
Horário: 11h
Local: sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, R. da Candelária, 9, subsolo, Rio de Janeiro (RJ).


Para participar dos treinamentos e levar a Escola de Consumo Responsável a sua cidade, entre em contato: inp@inp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário