terça-feira, 24 de agosto de 2010

Por sua praticidade, consumidores preferem utilizar as sacolas plásticas na hora das compras

Pesquisas mostram que consumidores continuam preferindo utilizar as sacolas plásticas do que ecobags

Em nota divulgada no jornal Valor Econômico, a Gatto de Rua, confecção especializada em soluções têxteis, divulgou pesquisa realizada de 19 a 30 de julho,no litoral paulista, onde 71% dos consumidores responderam que preferem utilizar sacolinhas plásticas na hora das compras. Segundo o levantamento, os principais motivos desta preferência é a praticidade que a sacola plástica oferece aos consumidores, principalmente por permitir carregarem suas compras de maior volume e o pela opção de reciclar as sacolas plásticas para outros fins, como o lixo doméstico.  A ecobag fica na preferência da minoria, pois os consumidores justificaram que ainda esquecem de levá-las, que a ecobag tem pouca praticidade para carregar, e não gostam de ter que higienizá-las constantemente após o uso.

Preferir sacolas plásticas parece ser uma unanimidade nacional. O Jornal O Globo, divulgou em seu site (http://minilink.in/pumu), pesquisa feita com seus leitores, sobre a adaptação da população à lei das sacolas plásticas, em vigor desde 16 de julho no Estado do Rio de Janeiro, e 76% dos leitores responderam que continuam usando o sacola plástica.

Saber usar as sacolinhas plásticas de forma consciente, o que significa descartá-las corretamente (facilitando sua coleta seletiva) ou reutilizando-as, é a melhor solução.  E esse uso responsável está intimamente ligado à qualidade do produto. Se forem resistentes, não precisam ser colocadas uma dentro da outra para carregar compras mais pesadas.

Você conhece o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas?
O Programa envolve os fabricantes de sacolas e o varejo para que sejam adotadas sacolinhas feitas de acordo com a norma ABNT 14937 e identificadas com o Selo de Qualidade Abief-INP. Assim, essas embalagens ficam mais resistentes e garantem a segurança no transporte das compras.




Pesquisa Ibope, realizada com mulheres das classes B, C e D, responsáveis pelas compras de seus domicílios, revela que 100% das donas de casa reutilizam as sacolinhas para embalar o lixo doméstico, 75% são a favor do seu fornecimento pelo varejo e 71% delas acham que são o meio ideal para transportarem as compras.
O Programa trabalha os conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem - os 3Rs – e de responsabilidade compartilhada. “Quando cada um – população, indústria e poder público – faz a sua parte, é possível que se possa continuar usufruindo do bem-estar, higiene, segurança e qualidade de vida que as sacolas plásticas oferecem e, ainda, preservar o ambiente”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, que também faz parte do grupo de desenvolvimento do Programa.
Mais informações sobre o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas acesse: http://www.plastivida.org.br/2009/sacolas/



Nenhum comentário:

Postar um comentário