segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Luminárias feitas a partir de sacolas plásticas e crochê


Esta luminária foi feita a partir de um trabalho acadêmico da designer Barbara Cremonesi e a parte em crochê foi confeccionada por Carla Artesanato



Segue abaixo parte do estudo e o passo-a-passo para a confecção da peça inteira.

Estudo de Luminárias Sustentáveis a partir de sacolas plásticas e crochê

O presente estudo tem por objetivo a criação de luminárias confeccionadas com material reutilizado, visando sua inserção em trabalhos comunitários, além da conscientização ambiental e responsabilidade social.

A partir de pesquisas realizadas em sites e revistas da área do design, foi constatado que no Brasil a sua produção tem o artesanato como umas das suas formas mais genuínas. Também foi observado que nas comunidades de baixa renda, grande parte dos moradores executa trabalhos manuais e artesanais. Nessas atividades, o crochê aparece em grande evidência.

Então, resolvemos tirar partido do crochê para a produção das luminárias, pois por ser uma cultura local, não iremos inserir um novo procedimento, facilitando na busca a mão de obra e treinamento profissional.

Atualmente, formas e procedimentos recentemente exclusivos na produção artesanal, estão sendo cada vez mais simulados e assimilados pela indústria. É a volta do ornamento, do “feito a mão”, da exclusividade, sendo mais um diferencial do produto conforme as necessidades do mercado.

Assim como essa tendência, o design sustentável tem uma ativa participação no mercado e na sociedade, buscando sempre substituir produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

Portanto, buscamos agregar o crochê com o uso de materiais reaproveitados, utilizando sacolas plásticas como fio, por serem facilmente encontradas e uns dos lixos que mais poluem. Além do mais, possibilitam a confecção de peças com um ótimo acabamento e com diversas colorações.

A técnica do crochê aliada com o uso de sacolas plásticas resultou em produto com grande viabilidade financeira, por apresentar baixo custo na sua produção, além de ser diferenciado, sustentável e comercial.

Por o plástico ser combustível e pouco resistente ao calor, o tipo de luminárias a ser produzida ficou restrito a arandelas ou abajures, já que o uso dessas peças é voltado para uma iluminação indireta e aconchegante, sendo necessária a utilização de lâmpadas frias, como as fluorescentes compactas espirais. 

Estrutura:

Material necessário:

    * 03 bastidores (15 cm de diâmetro);
    * 4 restos de compensados (30 x 2 x 0,04 cm);
    * Tinta acrílica para artesanato na cor preta e pincel adequado;
    * Cola de contato;
    * 01 luminária plafon circular em plástico na cor preta.


Etapas:


2. Cole as peças com a cola de contato:


3. Pinte a estrutura com a tinta acrilica preta:


 Fonte: Blog da Carla Artesanato


Nenhum comentário:

Postar um comentário