quarta-feira, 23 de junho de 2010

Consumo responsável de sacolas plásticas será discutido em Santa Catarina


Quando falamos de sacola plástica mais resistente, feitas de acordo com a norma ABNT 14.937 e identificadas com o Selo de Qualidade Abief-INP, o consumidor deixa de utilizá-las em duplicidade ou pela metade de sua capacidade, reduzindo a quantidade que leva para casa, mas sem ter que deixar de usar estas embalagens, tão úteis no seu dia-a-dia. O Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas parte do princípio que, para reduzir o consumo, é necessário que se tenha embalagens de boa qualidade. Exigir sacolas mais resistentes é um direito do consumidor.



O Instituto Nacional do Plástico - INP debaterá o uso responsável e descarte adequado de sacolas plásticas como a solução para a preservação ambiental.
Nesta quarta-feira, dia 23, durante a Exposuper 2010 (Complexo Expoville) realizada em Joinville (SC) os catarinenses compreenderão como é possível aliar a praticidade, custo-benefício, higiene e saúde proporcionados pelas sacolas práticas à preservação ambiental. Paulo Dacolina, diretor Superintendente do INP mostrará os resultados alcançados em todo o Brasil no sentido da redução do desperdício e da conscientização da população para o uso e descarte adequados dessas embalagens, com o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.

O Programa parte do princípio que, para reduzir o consumo, é necessário que se tenha embalagens de boa qualidade. Assim, envolve os fabricantes de sacolas e o varejo para que as sacolinhas sejam feitas de acordo com a norma ABNT 14.937 e identificadas com o Selo de Qualidade Abief-INP. “Produzidas dentro de norma, essas embalagens ficam mais resistentes, garantem a segurança no transporte das compras e, ainda, podem ser reutilizada de diversas formas, como no lixo doméstico, por exemplo, gerando economia à população”, afirma Paulo Dacolina.

Quando a sacola plástica é mais resistente, o consumidor deixa de utilizá-las em duplicidade ou pela metade de sua capacidade, reduzindo a quantidade de sacolas que leva para casa, mas sem ter que deixar de usar estas embalagens, tão úteis no seu dia-a-dia. Pesquisa Ibope, realizada com mulheres das classes B, C e D, responsáveis pelas compras de seus domicílios, revela que 100% das donas de casa reutilizam as sacolinhas para embalar o lixo doméstico, 75% são a favor do seu fornecimento pelo varejo e 71% delas acham que são o meio ideal para transportarem as compras.

O Programa trabalha os conceitos de Redução do desperdício, Reutilização e Reciclagem — os 3Rs – e de responsabilidade compartilhada. “Acreditamos que a ideia de unir esforços da indústria, dos supermercados e da população é o que realmente fará a diferença no que diz respeito à preservação do meio ambiente”, afirma Dacolina.

Já lançado em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Goiânia (GO), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas segue pelo Brasil e tem alcançado resultados significativos na redução do uso de sacolas plásticas. Em 2007, o consumo de sacolinhas, no Brasil, foi de 17,9 bilhões. Já em 2008, passou para 16,2 bilhões e para 15 bilhões em 2009, o que resulta numa diminuição de 16,2% no período. Joinville está na lista das cidades que receberá este Programa ainda em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário