quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conforme divulgamos aqui no Blog, no dia 10 de junho, Reciclar e reaproveitar são os verbos mais conjugados pela indústria automotiva em sua estratégia de preservação do meio ambiente! Reutilize as sacolas plásticas!


Além dos ganhos ambientais, os consumidores ainda podem economizar, já que os modelos se tornam mais baratos para as montadoras

Para as fabricantes, a saída está na redução do peso dos automóveis, que começam a receber materiais mais leves.
Hoje fazem parte das linhas de produção matérias-primas que há pouco tempo eram raras: fibras naturais, plásticos e borrachas produzidas por meio de nanotecnologia, alumínio no lugar do aço, adesivos em substituição a soldas, além de cada vez mais compostos reciclados.

Veja a seguir alguns exemplos:

*A PSA Peugeot Citroën reduziu em 20% o custo de confecção de tampas de porta-malas de suas pick-ups, ao trocar os polímeros derivados do petróleo por fibra de curauá. A Volkswagem está, inclusive, fazendo o mesmo no modelo Fox.
*A italiana Fiat anuncia que lançará o Uno Ecology, com fibras vegetais da mesma planta e também do coco.
*Os para-choques do C4, da Citroën, são feitos a partir das tampas de plástico de garrafas de refrigerante.
*Já o revestimento de teto do modelo C3, também da montadora francesa, são feitos com garrafas de plástico. Essas economias chegam a cerca de 10% para os fabricantes.
*Cerca de 8% dos para-choques dos veículos da General Motors produzidos nas fábricas de São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP) têm plásticos reciclados em sua composição. Além disso, dos seus pneus, a montadora extrai granulado de borracha, aço e massa de borracha, que acabam servindo de insumo para diversos produtos.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário