terça-feira, 1 de junho de 2010

Coletor Solar feito com materiais plásticos! Reduza as sacolas plásticas e ajude o planeta!



O consumo de energia elétrica residencial representa 25% do mercado, em que o chuveiro elétrico tem 20% a 35% do gasto nas residências (Procel, 2005), isto é um consumo de até 9% do total de energia elétrica no país.

A idéia deste coletor solar de baixo custo veio de um uso alternativo das placas modulares de PVC, geralmente utilizadas como forro na construção civil. São relativamente baratos (R$ 300,00; coletor de 2 m2 para 310 litros), aquecem água até 50°C pelo princípio físico de "termo-sifão" e prescindem do "efeito estufa". São de simples construção. Desperta interesse junto à população de baixa renda e na classe média por substituir o chuveiro elétrico.

Os primeiros protótipos do CSBC foram idealizados e construídos no projeto PIPE/Fapesp 99/06335-5 (12/1999 a 08/2000) para a empresa Sunpower, hoje a ONG Sociedade do Sol, (administrada por Augustin Woelz), no Centro de Incubação Tecnológica CIETEC-IPEN-USP, sob a coordenação de Julio Roberto Bartoli (pesquisador no Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP). Contou também com a colaboração de Alexandre M. Andrade e Hugo D. Chirinos.

Em 2004, a empresa Junior da FEQ/UNICAMP, PROPEQ/Projetos Sociais (Valdir Assis Jr.), desejava desenvolver um projeto de coletor solar barato. Foi uma boa oportunidade, agora no DTP / FEQ / UNICAMP, para voltar a trabalhar no coletor solar de baixo custo desenvolvido no PIPE e que necessitava de um estudo complementar sobre sua eficiência térmica. O tema da pesquisa é tese de doutorado de Renato César Pereira e de alunos de Iniciação Científica que também colaboram no projeto (Robson Takao, Samuel Mello e Matheus de Rossi Carminatti).

Foram construídos vários protótipos para testes, instalados no campus da FEQ e em instituições na região de Campinas (Casa Bom Pastor e Associação Carisma).

Realizaram-se ensaios de eficiência térmica dos CSBC, conforme norma ABNT, no Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Térmica, PUC-Belo Horizonte. Os resultados foram muito satisfatórios: mediu-se uma eficiência máxima de 67% (sem vento), em geral um coletor tradicional tem 70%, e uma eficiência média de 33%. As pesquisas em nosso grupo prosseguem no estudo da durabilidade e qualidade destes CSBC's.

Este trabalho foi apresentado no congresso internacional sobre fontes de energia renováveis "Int. Conference on Renewable Resources and Renewable Energy: A Global Challenge" no International Centre for Science and High Technology /Unido (Trieste, junho/2004).

O projeto foi premiado, em 2005, pela Fundação Banco do Brasil/Petrobrás/ Unesco como Tecnologia Social Certificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário