quarta-feira, 19 de maio de 2010

Viva a Mata 2010! É promovido desde 2005 pela Fundação SOS Mata Atlântica para comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica! Recicle, reutilize e reduza as sacolas plásticas!







O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio no Parque Ibirapuera, em São Paulo

A edição deste ano trará diversas instituições que trabalham pela floresta, e uma grande mostra de iniciativas e projetos. É promovido desde 2005 pela Fundação SOS Mata Atlântica para comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), convidando o público para saber mais sobre o Bioma por meio de atividades gratuitas.

Em 2009, 80 mil pessoas aprenderam mais com os estandes temáticos, palestras, oficinas e diversas iniciativas de cerca de 100 instituições que lutam pela conservação da floresta. 

Durante o Viva a Mata a Fundação SOS Mata Atlântica lançará oficialmente a “Conexão Mata Atlântica”. Trata-se da rede oficial da ONG onde funcionários, parceiros, fornecedores, patrocinadores, jornalistas e qualquer cidadão, que tenha alguma relação ou simpatia pela organização e pela Mata Atlântica, podem trocar experiências e participar de fóruns e eventos online que discutirão questões ambientais. Na comunidade também será possível postar vídeos, fotos, fóruns de discussões, convidar amigos, fazer parte de grupos específicos e personalizar a página pessoal. O objetivo da comunidade, criada pela Educartis, é fomentar e articular em rede a colaboração e a troca de conhecimentos entre as pessoas que se preocupam com a Mata Atlântica. Para participar, basta acessar www.conexaososma.org.br


Os jornalistas terão um espaço especial na “Conexão Mata Atlântica”, por meio do Grupo de Jornalistas. Neste grupo (e em toda a comunidade) será possível o acesso a fontes diversas para consulta e interação sobre as questões da Mata Atlântica, bem como acompanhar eventos online e coletivas de imprensa realizadas pela Fundação. Nesta quarta-feira (19), ainda antes do lançamento da comunidade, já será possível participar da “Mesa-redonda com Pedro Passos”, um webcast realizado a distância e transmitido ao vivo. Na mesa-redonda será abordado o histórico de criação da rede, sua importância para a SOS Mata Atlântica, além de dar mensagem de boas vindas aos interessados pela iniciativa. Esta é uma das atividades colaborativas realizadas virtualmente pela comunidade.  Pedro Passos é presidente do Conselho Curador da FNQ, sócio-fundador na Natura e vice-presidente da SOS Mata Atlântica. O evento acontece das 12h às 13h e, para participar, basta se cadastrar na Conexão Mata Atlântica. 

Para dar continuidade às comemorações do Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05) a ONG também apoiará a edição de maio do TEDx Vila Madá, uma conferência com o objetivo de discutir temas que estimulem o espírito analítico das pessoas, que podem participar presencialmente ou pela internet, e gerar novos conhecimentos a partir de sua organização em uma comunidade virtual. Com o tema "Nossa Mata - ideias e ações para um futuro melhor", o evento, também realizado pela Educartis, acontece no dia 27 de maio, das 18h às 21h30, com participação de Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica; da cantora Wanessa Camargo; da jornalista Liana John; Paulo Valladares, secretário executivo do projeto Corredor Ecológico e do escritor e fundador do Instituto Arapoty, Kaká Werá Jecupé. O evento acontecerá no Teatro da Vila, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Informações e inscrições pelo site www.tedxvilamada.com.br.
Também já é possível participar da pesquisa “A Mata Atlântica e você” pelo link www.educartis.com.br/a-mata-e-voce/, que tem o objetivo de entender como as pessoas se relacionam com a Mata Atlântica e colhe dados até o dia 23/5. Os resultados da pesquisa serão compartilhados na comunidade para fomentar o intercâmbio de conhecimentos. 

Sobre o Viva a Mata
O Viva a Mata é aberto ao público em geral e tem como principais objetivos comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista, e informar e conscientizar a sociedade.
 Com o patrocínio do banco Bradesco, apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Tam e a Eldorado como rádio oficial, o evento tem uma ampla programação gratuita: palestras, debates, exposições de ONGs que atuam em diversas regiões com projetos pela conservação da Mata Atlântica, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, entre outras manifestações artísticas.
Mais informações pelo e-mail comunicacao@sosma.org.br, pelo site www.sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7888.

Sobre a Educartis
A EDUCARTIS – Inteligência Coletiva foi fundada em 2003 e tem como objetivo auxiliar nos processos de desenho, produção e distribuição de conhecimentos em forma de conteúdo digital. Trabalha na disseminação do conceito de construção colaborativa de conhecimentos para organizações com diferenciais competitivos baseados em capital humano. Para mais informações, acesse www.educartis.com.br.
 
Confira abaixo programação completa e participe!

PROGRAMAÇÃO VIVA A MATA

Todos os dias:
Estandes temáticos: Educação Ambiental, Amigos da Mata (2 estandes), Costa Atlântica (2), Fauna e Flora da Mata Atlântica, Água (2) , Reservas Particulares (2), Restauração Florestal, Centro de Experimentos Florestais, Reciclagem (2), Lagamar, Produtos sustentáveis (2), Conservação Regional e Empresas & Mata Atlântica (2).

Estandes institucionais: SOS Mata Atlântica, Bradesco, Fundação Toyota do Brasil, Tinta Coral e Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO

PALCO DO CAMINHÃO

Sexta-feira
9h – Abertura com fanfarra da Fundação Bradesco
9h30 às 11h – Atividade física com Academia Ecofit
11h – Debate Código Florestal e campanha Exterminadores do Futuro
12h30 – Debate – Gestão de Resíduos em Eventos
14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata
15h – Bate-papo - Mata Atlântica Vai à Escola
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com o ator Marcos Palmeira e o chef Alex Atala

Sábado
9h – Avistar no Ibirapuera – Observação de aves
10h - Monitoramento Participativo de Rios Brasileiros - Quem cuida das águas
11h30 – Roda de conversa sobre Abordagem Colaborativa com Rogério Arns
12h30 – Roda de conversa – “A Mata Atlântica é aqui”
14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata
15h – Teatro “Os três porquinhos construindo casinhas sustentáveis” – Grupo de Voluntários Tintas Coral
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com a vereadora Mara Gabrili

Domingo
9h30 – Jogos educativos
11h30 às 13h – Mobilização – O Futuro é Nosso e o Voto Também
13h às 14h30 – Atividades físicas com Academia Ecofit
14h30 - Teatro O Menino Sapo – Programa Lagamar
15h30 - Teatro de bonecos Amigos da Mata – Voluntariado SOS Mata Atlântica
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com Lawrence Wahba e Renata Falzoni
18h – Ciranda de encerramento

AUDITÓRIO OCA DE PAPELÃO

Sexta
9h30 - Debate: Desastres ambientais e Mata Atlântica – os casos de Santa Catarina (2008) e Angra dos Reis (2009
11h - A Mata Atlântica e as mudanças do clima no Nordeste
13h – Debate - Planos Municipais de Mata Atlântica com a Anamma
14h - Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil
15h – Pacto pela Restauração da Mata Atlântica: resultados e desdobramentos
16h30 às 18h – Debate - Pagamento Por Serviços Ambientais e Conservação de Bacias
18h às 20h – Encontro da Rede de ONGs da Mata Atlântica

Sábado – DIA DA BIODIVERSIDADE NO VIVA A MATA
9h - Palestra – Primatas da Mata Atlântica
10h – Estratégias de proteção da Biodiversidade – Os Mosaicos de UCs - Mosaico Carioca, Mosaico Central Fluminense, Mosaico Bocaina, Mosaico Mantiqueira
12h – Palestra e lançamento de publicação – Biodiversidade nas Reservas Particulares
13h – Palestra - Diversidade e Conservação de Peixes Marinhos na Costa Brasileira
14h – Palestra – Conhecendo a biodiversidade marinha do Atol das Rocas, RN
15h – Palestra - Diversidade e Conservação de Corais no Brasil
16h – Biodiversidade Marinha a Serviço do Turismo Sustentável: A experiência de Tamandaré – APA Costa dos Corais, Pernambuco
17h – Palestra : Manguezal: Floresta das Marés

Domingo
9h30 – Debate sobre Plataforma Ambiental
11h30 às 13h – Mobilização – O Futuro é Nosso e o Voto Também
13h – Palestra – Rumo à Economia verde e solidária – Ecosfera 21
14h – Debate – Biodiversidade e Urbanismo
15h - Debate - Uma rede de gestores para proteger a Mata Atlântica do Nordeste
16h – Lançamento do Guia Plantando Cidadania
17h – Novo Clickarvore – palestra e lançamento de livro sobre os 10 anos do programa
18h – Ciranda de encerramento

Fonte: http://www.sosmatatlantica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário