quinta-feira, 6 de maio de 2010

Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas chega ao Rio de Janeiro!

A cidade é a primeira a receber, este ano, o Programa que promove a melhoria da qualidade dessas embalagens. seu consumo sem desperdício e o descarte adequado




O Rio de Janeiro (RJ) é a primeira cidade brasileira a receber, em 2010, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a conscientização da população sobre uso e descarte adequados de sacolas plásticas. O Programa tem início no dia 6 de maio e contará com 15 lojas das redes Pão de Açúcar, Prezunic e Princesa. A meta de redução no consumo dessas embalagens é de 30% em um ano.

O Programa envolve os fabricantes de sacolas e o varejo para que sejam adotadas sacolinhas feitas de acordo com a norma ABNT 14937 e identificadas com o Selo de Qualidade Abief-INP. Assim, essas embalagens ficam mais resistentes e garantem a segurança no transporte das compras. “Fabricada dentro de norma, a sacola ainda pode ser reutilizada de diversas formas e diversas vezes, como no lixo doméstico, por exemplo, gerando economia à população”, afirma Paulo Dacolina, diretor Superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), uma das entidades realizadoras do Programa.

Com as sacolas mais resistentes, o consumidor deixa de utilizá-las em duplicidade ou pela metade de sua capacidade, reduzindo a quantidade de sacolas que leva para casa, mas sem ter que deixar de usar estas embalagens, tão úteis no seu dia-a-dia. Pesquisa Ibope, realizada com mulheres das classes B, C e D, responsáveis pelas compras de seus domicílios, revela que 100% das donas de casa reutilizam as sacolinhas para embalar o lixo doméstico, 75% são a favor do seu fornecimento pelo varejo e 71% delas acham que são o meio ideal para transportarem as compras.

O Programa trabalha os conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem — os 3Rs – e de responsabilidade compartilhada. “Quando cada um – população, indústria e poder público – faz a sua parte, é possível que se possa continuar usufruindo do bem-estar, higiene, segurança e qualidade de vida que as sacolas plásticas oferecem e, ainda, preservar o ambiente”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, que também faz parte do grupo de desenvolvimento do Programa.

Aylton Fornari, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), afirma que, com esta iniciativa, espera reduzir consideravelmente o consumo das sacolas no Rio de Janeiro, minimizando dessa forma os impactos na natureza, sem prejuízo do conforto dos consumidores. “O presente Programa, muito bem elaborado, vem ao encontro a um antigo desejo dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, que desde há muito se mostram atentos à questão das sacolas plásticas”, completa Fornari.

Já lançado em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Brasília (DF), o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas tem alcançado resultados significativos na redução do uso de sacolas plásticas. Em 2007, o consumo de sacolinhas, no Brasil, foi de 17,9 bilhões. Já em 2008, passou para 16,2 bilhões e para 15 bilhões em 2009, o que resulta numa diminuição de 16,2% no período.

Além da Plastivida e do INP, a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) também faz parte do grupo que desenvolveu o Programa, com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

Visite o site do INP: www.inp.org.br
Visite o site da Plastivida: www.plastivida.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário