quarta-feira, 19 de maio de 2010

Encontro Internacional Plásticos – Imagem e Desafios acontecerá no dia 27/05, em SP e reunirá especialistas no comportamento social que discutirão os desafios para a imagem do plástico! Reduza, reutilize e recicle as sacolas plásticas! Ajude o meio ambiente!


Nos dias de hoje, a postura das pessoas em relação aos plásticos é controversa. Se perguntarmos aleatoriamente a qualquer pessoa na rua se o plástico polui, certamente a resposta será “sim”. Mas é curioso também notar que estas mesmas pessoas consomem produtos que levam plásticos em sua composição ou embalagem sem se dar conta.

Apesar de não notarmos, o plástico está presente em vários segmentos importantes para nossas vidas, como saneamento básico, área médica, agricultura, indústrias alimentícias, automobilística, eletrodomésticos e eletrônicos, entre tantos outros. Porém, a falta de educação das pessoas, somada à ausência de uma política em relação ao uso e descarte correto dos produtos plásticos acabam por deixá-lo numa situação de vilão do meio ambiente. 

O setor plástico, no Brasil e no mundo, passa por uma fase crítica. De um lado, o vertiginoso crescimento das aplicações do produto. Do outro, as críticas e ataques de ambientalistas, muitas vezes carregados de alarmismos e carentes de fundamentos técnicos atingem a população, o poder público e acabam gerando percepções equivocadas sobre a relação dos plástico com o ambiente.

Diante deste cenário, a Definição Eventos reuniu um conjunto de profissionais fora do setor plástico, porém, conhecedores de diferentes aspectos do comportamento social, capazes de apontar os riscos e as oportunidades para a indústria do plástico garantir seu futuro. Esses profissionais estarão presentes no Encontro Internacional Plásticos – Imagem e Desafios, que acontecerá no dia 27 de maio, em São Paulo. 

O diretor do Instituto Análise, Alberto Carlos de Almeida, especializado em estudos de dados para o entendimento do mercado, é um dos convidados do evento, que abordará “as formas como a sociedade absorve e reage ao debate de cunho ambientalista”. Almeida é sociólogo, autor do livro “A Cabeça do Brasileiro”, uma radiografia recente da mentalidade da população adulta do País, do brasileiro e do consumidor.

A professora de psicologia econômica, Vera Rita de Mello Ferreira, vai abordar “o poder da influência do emocional sobre as decisões econômicas” e o que faz a população se sensibilizar com argumentos discutíveis, sem maiores questionamentos, fazendo deles quase que verdades absolutas.

Outro convidado do evento, o publicitário e sócio da agência Age, Carlos Domingos, discutirá o “peso do marketing verde e seus apelos junto ao consumidor”. O executivo é autor do livro “Oportunidades Disfarçadas”, um tributo ao empreendedorismo, através de cases de negócios bem sucedidos sob condições adversas.

O evento contará também com a presença do Coordenador da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Casemiro Tércio Carvalho, falará sobre a regulamentação da política estadual de São Paulo de resíduos sólidos.

A principal atração do encontro será o presidente da Society of Plastics Industry, Bill Carteaux, que mostrará ao Brasil, em primeira mão, a campanha publicitária da indústria plástica dos EUA, que recebeu investimentos de US$ 15 milhões e tem como foco principal a internet e as redes sociais, tendo como público-alvo jovens de 14 a 28 anos, conhecida como geração Y. Este público está sintonizado e familiarizado com as redes sociais, impacientes e pouco chegados à leitura em papel. Os pregadores do desenvolvimento sustentável logo perceberam esse filão, afinal é um público largamente consumidor e de mentalidade ainda em formação.

Essa geração é ligada nas sínteses – largamente utilizada em Twitter e Facebook. Manchetes como “a garrafa que bóia na enchente ou a sacolinha que entope o bueiro são responsáveis pelas enchentes e pela destruição ambiental” são assimiladas. O fato da garrafa ou da sacola ter sido descartada de forma inadequada é assunto para o segundo parágrafo, mas para a Geração Y basta o primeiro.

Para os organizadores do evento, esta será uma oportunidade única para a indústria do plástico se munir de informações para estreitar a comunicação com a sociedade sobre a sustentabilidade do produto. “A indústria precisa ampliar seu canal de comunicação com a sociedade para mostrar seu importante papel na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma Helio Helman, jornalista e diretor da Definição Eventos.

Encontro Internacional Plásticos – Imagem e Desafios, acontecerá no dia 27 de maio, no Ceasar Business Paulista. Mais informações e inscrições: editoradefinicao@annamak.com.br ou pelo 0800-7072698.

Nenhum comentário:

Postar um comentário