segunda-feira, 19 de abril de 2010

O plástico representa o material mais aplicado na fabricação de produtos da área médica.


O plástico é prático, resistente, leve, fexível, entre outras.

Os plásticos não são tóxicos e sim inertes. Devido a essa qualidade, são amplamente utilizados para embalar alimentos, medicamentos e bebidas. E protegem a saúde, em aplicações como seringas, bolsas para transfusão de sangue e frasco para soro fisiológico.

A embalagem plástica protege os produtos, garante a segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores. Ao impedir a perda do produto, evita o desperdício de energia, recursos naturais, trabalho, etc.

Há casos em que os plásticos são os únicos materiais adequados para um determinado fim, que conseguem dar resposta. Isso porque eles reúnem um número de propriedades dificilmente encontradas em outros materiais: são ótimos isolantes térmico-acústicos, resistentes ao calor, quimicamente inertes, leves, resistentes e flexíveis, além de representarem excelentes relação custo/beneficio.

 Veja a seguir como é importante a utilização dos plásticos na área da saúde:


O plástico representa o material mais aplicado na fabricação de produtos da área médica. O conforto no uso é muito importante tanto para os profissionais da saúde como para os pacientes. O produto é extremamente leve, o que permite importantes economias de transporte e instalação, sem contar que facilita o manuseio do corpo clínico. A existência do plástico associando alta tecnologia e baixo custo proporcionou a criação de produtos descartáveis, encontrando uma solução definitiva para as infecções causadas pela reutilização de artigos médicos.

O atual estágio de desenvolvimento alcançado nesta área permite até mesmo, em casos de urgência, a instalação temporária de órgãos artificiais em seres humanos, como pulmão e coração, fabricados a partir do plástico.

É praticamente impossível imaginar o avanço na medicina sem o uso do plástico, as vantagens na aplicação do material a facilidade de modelar, a resistência à temperatura e choque, a redução de peso em relação a outros materiais, além, é claro, do fato de ser inerte. Esta última característica permitiu ao plástico ser considerado um dos principais responsáveis pela eliminação da transmissão de doenças e infecções hospitalares. Embora os processos de esterilização sejam eficientes, a utilização de materiais plásticos descartáveis ainda é o método mais seguro.



Atualmente, uma infinidade de produtos, como tubos traqueiais, catéteres, materiais coletores, frascos, oxigenadores, bolsas de sangue e de soro, inaladores, sondas, entre outros, são produzidos a partir do plástico, devido a versatilidade que o material apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário