segunda-feira, 1 de março de 2010

Embalagens podem se transformar em madeira de plástico

MARTA MOREIRA - Editoria Variedades - 01/03/10 - 06h23
As embalagens plásticas utilizadas para xampus, detergentes e outros produtos, podem ser reaproveitadas, transformando-se em madeira de plástico. O processo é bem simples, começando por triturar o plástico, lavar, derreter em alta temperatura, extrujar e passar para uma fôrma em banho gelado. No Brasil já existem algumas fábricas dessa madeira, pouco conhecida por nós.
As vantagens são inúmeras. Sua maior característica é a resistência. Basta saber que a Cia Vale do Rio Doce utiliza, para os dormentes da estrada de ferro, madeira de plástico reciclado. Outra vantagem é que ela não é corroída por insetos, dura centenas de anos, é bonita e substitui muito bem a madeira.  É uma excelente solução para o fim dos desmatamentos.
Nota da Redação: O Barbacena Online se preocupa com o meio ambiente. É preciso pensar num mundo sustentável para que as gerações futuras não sofram as consequências. Os recursos naturais são finitos. Comece com atitudes simples, reciclando o lixo doméstico. Faça a sua parte!

Marta Moreira é professora de música, pesquisadora de ecologia, sustentabilidade, bioconstrução, energias renováveis, reciclagem, e outros assuntos afins. Já fez cursos de Permacultura no Instituto de Permacultura do Espírito Santo (IPES), curso de Bioconstrução no Instituto de Permacultura do Cerrado (IPEC - ECOCENTRO), Práticas ecológicas:  construção de um aquecedor solar de placas de PVC, construção de muros de contenção em SUPERADOBE, móveis feitos com garrafas PET, tinta de terra, papel marche, curso de bambu, e outros.Contato:  marta-moreira@ig.com.br

NÃO ESQUEÇA: "Reduza, recicle e reutilize as sacolinhas plásticas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário