sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nova geração aprende a viver com sustentabilidade

Nada de mais pelúcia ou de mais plástico. Os famosos bichos de brinquedo foram alcançados pela onda da reciclagem e finalmente se tornaram aliados verdes das crianças. Feitos com sobras texties e até sacos plásticos, as novidades vêm recheadas de criatividade, design e bom exemplos. Confira algumas delas:

Sobras de cashimere
Lindo e sustentável, esse é o bicho de tecido da Teddylux. A fábrica de bichos de espuma, que cria suas peças a partir de sobras do tecido cashmere, tem na reciclagem a sua principal fonte de renda e inspiração.

Ideais para crianças, os elefantes, coelhos e ursos feitos com a técnica são criações da designer Brooke Serson, que faz cada peça de maneira artesanal, optando até mesmo por botões reciclados.

Em seu site, a também ilustradora mostra cada etapa da criação, oferecendo um verdadeiro guia do produto para os interessados, que também encontrarão um lugar para doarem roupas com o material que deseja transformar nos bichinhos.

Pelúcia reciclada
A canadense Edith Desmarais chegou a uma divertida solução para os bichos de pelúcia que estão jogados por aí: reutilizou todos eles. Contudo, não foi como uma reciclagem comum ou aquela recuperada que algumas pessoas dão no material, ela resolveu ir além dessas técnicas e buscou na imaginação incríveis misturas, fazendo com que novas peças fossem criadas artesanalmente a partir de antigos bichinhos.

Materializando aquele dito popular "Cara de um, Focinho de outro", a designer chegou a resultados super criativos e de quebra criou uma central de "adoção de bichos de pelúcia reutilizados", onde cada pessoa é responsável pela adoção de um brinquedo "sem dono".

Cachorros de tecidos
A Raeburn é um marca conhecida por suas inusitadas e sustentáveis criações. Responsável pela confecção de capas de chuvas feitas a partir de guarda-chuvas velhos, a empresa de Christopher Raeburn resolveu dar a sua contribuição às crianças, criando os divertidos cachorrinhos de tecido.

Feitos com sobras de tecidos militares, as peças são um convite à criação de brinquedos bem elaborados, ambientalmente responsáveis e com muito charme, sem perder a ideia de passar boas práticas para a garotada.

ToyArt com reciclado
O Eco Tabby é um gatinho de brinquedo que vem direto do supermercado para a garotada que já não é mais tão jovem assim. Utilizando sacolas plásticas e o conceito dos 3 R¿s (reduzir, reutilizar e reciclar), David Schin criou um verdadeiro "bicho de plástico".

Inspirado na ToyArt (brinquedos criados por designers e que normalmente não são para brincar, mas sim decorar), o designer teve como base criativa a peça de Hillary Lang, que propõe a confecção de bichinhos de tecido em casa, e agregou a ela o seu valor sustentável, modificando justamente a matéria prima.

Ampliando a ideia de Hillary, David mostra que para ter um eco bicho de brinquedo não é preciso muita coisa, e quem quiser se habilitar a fazer um desses pode conferir o passo a passo disponível na internet.

Informou o portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário